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E. F. Oeste de Minas
(1903-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARRANCAS
Município de Andrelandia, MG (1903-1948);
Município de Carrancas, MG (1948-) |
Linha-Tronco - km 321,981 (1960) |
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MG-2787 |
Altitude: 903 m |
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Inauguração: 14.12.1903 |
Uso atual: moradia (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada
pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carrancas foi aberta pela E. F. Oeste de Minas em 1903 e
incorporada pela RMV em 1931.
A região onde fica a estação é mineradora. A estação fica um
pouco distante da cidade - basta ver o mapa abaixo para ver que fica
a oeste da sede -, famosa por possuir cachoeiras muito interessantes.
Trens de passageiros pararam na estação até 1995.
Em 13/6/2021, Jonas Augusto Martins de Carvalho esteve lá e me escreveu: "A referida estação fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Carrancas e deu nome ao pequeno vilarejo que ali se formou: "Estação de Carrancas". Bem pacato, com poucas casas e uma igreja, a estação é o imóvel antigo que mais se destaca no local e estava então servindo como moradia (em uma pequena área cercada ao lado do prédio existe inclusive uma pequena horta e um galinheiro). O alojamento para equipes de via construído em frente à estação não parece ter qualquer tipo de utilização; está fechado, sem sinais de invasões".
Segundo Murillo Santos, a estação encontrava-se fechada em 13/5/2023; havia passagem diária de trens de carga entre Volta Redonda - RJ e Divinópolis - MG, em torno de 4 trens por dia, sem horário definido.
ACIMA: Mapa do município de Lavras, como
era em 1930 (CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR). A estação
de Carrancas aparece no mapa no sul do município. Notar as
linhas existentes EM VERMELHO: do sul para noroeste, a linha-tronco
da então EFOM; no norte, seguindo de Ribeirão Vermelho
para o leste, a bitolinha de 60 cm; de Lavras para sudoeste, a ligação
com Três Corações. Notar que Lavras ainda englobava
diversas estações e distritos que hoje são independentes,
como Ribeirão Vermelho, Carrancas e outros (Autor desconhecido).
ACIMA: O trem Barra Mansa-Ribeirão Vermelho em uma de suas
últimas viagens, em 13 de fevereiro de 1995 parado na estação
de Carrancas. No ano seguinte els seria desativado, apesar do bom
movimento que possuía (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: A estação em 13/5/2023. Foto: Murillo Gonçalves Santos.
(Fontes: Murillo Gonçalves Santos, 2023; Jonas Carvalho, 2021; Carlos R. Almeida, 1995; Roberto Mansur, 2011; Renato
Libeck; Auremar de Castro, 2002; Renato C. Ramos, 1989; O Estado de Minas, 2002;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 05/1989. Foto Renato C. Ramos |
A estação em 2002. Foto Auremar de Castro, do
jornal O Estado de Minas |
A estação em 7/2011. Foto Roberto Mansur |
A estação em 2016. Foto Fernando Marietan |
A estação em 13/6/2021. Foto Jonas Martins |
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Atualização:
19.05.2023
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