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Rede Mineira de
Viação (1933-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ABACAXIS
Município de Bambuí, MG |
Linha-Tronco - km 639,347 (1960) |
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MG-3253 |
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Inauguração: 12.01.1933 |
Uso atual: estação de manobras |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Abacaxis foi inaugurada em 1933. A estação
original de Abacaxis ficava em uma comunidade que existe até
hoje com esse nome, mas a estação está abandonada e em ruínas.
Existe uma nova estação mais à frente de quem está indo
para Bambui, construída mais recentemente e com pátio de manobras.
Uma das poucas referências que encontrei da estação
está no texto a seguir. "Em 1947, seis meses antes
de seu falecimento, Leopoldo de Miranda viajou até Araxá para observar
um eclipse com seu filho Heráclito e a esposa deste, Consuelo. Escreveu
Leopoldo um diário de lembrança desta viagem: "Saímos de Belo
Horizonte na R. M. V. às 21 horas de 17 de Maio de 1947. Andamos 9
horas de noite. Logo ao amanhecer do dia 18, pus-me em observação:
vi roças de milho-tambueiras, uma outra com espigas regulares; gado
vacum em boa quantidade, mas cavalar insignificante. Abacaxi em grande
quantidade, - uma estação tomou-lhe o nome: "Abacaxis". Ainda há muitos
ranchos de capim. Cana de açúcar em quantidade, bananeiras bastante!
Às 9 e meia horas vi uma fazenda com gado e laranjeiras de fazer inveja!...
Na beira da estrada até grande distancia vêm-se um capinzal de
ACIMA: Na entrada do pátio, onde se bifurcam
os desvios, a casa do guarda-chaves e a guarita. Profissões
que hoje não existem mais são a causa do abandono destes
pequenos edifícios (Foto Diovanni Resende, 1/2011).
diversas qualidades, ainda muito verdes. Tigre, estação depois
de Bambuí, - grande quantidade de lenha na margem; Tigre é rodeada
de morros - capim e bambual. Em Tigre há tábuas de pouca largura;
há um fundangão - passa um ribeirão volumoso. Uruburetama, - parada,
algumas casas. A R. M. V. toma todas as direções - dos 4 pontos cardeais...
Uma fazenda grande - gado vacum. Um túnel de segundos de escuridão!
Campos Altos. Às 8 e meia horas chá com pão. O trem matou um cavalo!...
Itamarati - grande coqueiral de macaúbas! Almoçamos na R. M. V.: eu,
Heráclito e Consuelo; esta teve um pequeno enjôo. Tobaty adiante;
Riacho Corumbá. Uma fazenda com 2 éguas paridas - gado vacum e cavalar;
residência do engenheiro da Rede. Ibiá - cidade banhada pelo rio Corumbá;
tem charqueada; ponte: a melhor da zona circunvizinha. Estação de
Estevão Lobo. Na caixa d'água demoramos 30 minutos e partimos às 4
horas e 40 minutos. Há criação de porco e galinha. Tamanduapava -
grotas, sucavões, florestas seculares! Chegamos às 17 horas e 30 minutos
à Cidade do Araxá. Fomos de automóvel para o Grande Hotel de Barreiro,
quartos 452 e 453" (Diário de Lembranças
de Leopoldo de Miranda, 1947).
(Fontes: Diovanni Resende; Leopoldo de Miranda: Diário
de Lembranças, 1947; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Estação de Abacaxis atual, em 05/2006. Foto Diovanni
Resende |
Estação de Abacaxis atual, em 05/2006. Foto Diovanni
Resende |
Estação de Abacaxis atual, em 05/2006. Foto Diovanni
Resende |
O que restou da Abacaxis original, em 2006. Foto Diovanni Resende |
A estação em 1/2011. Foto Diovanni Resende |
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Atualização:
07.01.2011
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