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Rede Sul-Mineira
(1912-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1964) |
PARAISÓPOLIS
Município de Paraisópolis, MG |
Ramal de Paraisópolis -
km 239 (1957) |
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MG-2018 |
Altitude: 902 m |
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Inauguração: 24.02.1912 |
Uso atual: centro cultural (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: As
informações dão conta da sua construção
por volta de 1912. A linha saía da estação de
Piranguinho. O ramal foi desativado em 22/05/1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paraisópolis foi inaugurada em 1912, mas o prédio
atual, muito bonito, somente foi aberto em 1914, conforme dístico,
que também mostra o nome da RMV - que somente assumiu a estação
e a linha em 1931.
O nome da cidade durante a construção era São
José do Paraíso: "Prosseguem com grande
atividade os trabalhos de construção do ramal ferreo
que a Companhia Sapucahy está construindo do Piranguinho a
São José do Paraiso, passando pela villa de Vargem Grande,
no Estado de Minas. O serviço de locação já
se acha no lugar denominado Vera Cruz, adiante de Vargem Grande e
duas láguas em direcção a São José
do Paraíso" (O Estado de S. Paulo, 9/10/1909).
Era a ponta de linha do ramal. Este foi desativado em 1964 e teve
os trilhos retirados.
Pelo menos até setembro de 1962 ainda constavam trens de passageiros
que faziam a linha Itajubá-Paraisópolis nos guias
Levi. Em outubro de 2004) o prédio abrigava o Centro Educacional
e Cultural Amilcar de Castro. Do lado da plataforma, o pátio
não era largo - provavelmente o trem manobrava mais para a
frente ou para trás da estação, posto que o pátio
era estreito pois há um desnível que desce para a rua
de baixo, antiga, com várias casas.
Como a estação era terminal de ramal, supõe-se
que deveria existir um virador ou triângulo em algum ponto para
reverter a composição.
"Existia mesmo um virador próximo à estação
onde hoje há uma rua em frente a um edifício de apartamentos.
Esta rua foi construída bem em cima do virador que foi aterrado.
Com isso revivi minhas reminiscências de infância, pois
me lembro quando ainda bem pequeno, na década de 1970, andava
neste virador, que era todo cimentado, de carrinho de rolimã.
Não cheguei a ver o trem funcionar, as conheço as histórias
de que a criançada da época corria para ajudar empurrar
a locomotiva no virador para seguir na linha do lado contrário"
(Demétrio Mota, 06/2005).
Em 2022, o prédio, apesar de ainda indicar que é um centro cultural, parecia meio mal cuidado, ou talvez menos abandonado.
ACIMA: A estação de Paraisópolis
em 1914 (Cessão Ricardo P. Palma - Acervo Projeto Paraisopolis
Histórico).
ACIMA: A estação de Paraisopolis em 2020 (Foto 1/2/2002). Pode-se ver o dístico com o nome da estação e também a data de construção do prédio (1914) Foto Pedro Resende..
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ricardo P. Palma; Sud Mennucci; Helcio Jusioli Tagliolato; Demétrio
Mota; Acervo Projeto Paraisopolis Histórico;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958;
O Estado de S. Paulo, 1909; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-65) |
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Estação de Paraisópolis, em 1956. Foto
da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação em 1983. Foto Helcio Jusioli Tagliolato |
A estação em 24/10/2004. Note que árvores
foram plantadas à frente. As três fotos, esta,
a de 1958 e a de 1983 foram tiradas do alto da escadaria que
fica em frente ao prédio, por isso não se vê
a rua que passa em frente a ele. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 24/10/2004, lado da plataforma. Foto
Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 24/10/2004, lado da plataforma. Foto
Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 24/10/2004, lado da fachada. A escadaria
fica em frente, do outro lado da rua que se vê na foto.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em junho de 2010. Foto Ricardo Palma |
Foto da estação, por Pedro Resende em 1/2/2022 |
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Atualização:
02.02.2022
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