|
|
V. F. Sapucaí
(1896-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
OURO
FINO
Município de Ouro Fino, MG |
Ramal de Sapucaí - km 313,941
(1960) |
|
MG-0618 |
Altitude: 865 m |
|
Inauguração: 12.04.1896 |
Uso atual: loja de malhas (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ouro Fino foi inaugurada em 1895.
Em 1902, o trem da Spucaí fazia pernoite em Ouro Fino (ver caixa abaixo).
O prédio atual da estação foi construído
em 1924.
Na música O Menino da Porteira, de Luizinho e
Teddy Vieira, que começa "Toda vez que eu viajava
pela Estrada de Ouro Fino/de longe eu avistava a figura de um menino/que
corria abrir a porteira depois vinha me pedindo/toque o berrante,
seu moço, qu'é pra mim ficar ouvindo..."
origina-se dos anos 1950, quando "o gado seguia por trilhas
e estradas de barro do interior, em direção às
estações ferroviárias, onde era embarcado para
os frigoríficos do Rio e de São Paulo. A estrada de
Ouro Fino era uma das mais famosas dessas rotas. Na verdade, não
era uma, mas várias trilhas, todas desembocando na cidade.
A maioria da população brasileira então dormia
com as galinhas, como se dizia, pois 35,5 milhões de pessoas
(64% dos 52,2 milhões de habitantes de então)
estavam na zona rural. Pouco a pouco, ia se processando
a fuga do campo, em razão da arrancada industrial engrenada
em meados da década. Nessa toada, o transporte do gado passou
a ser feito cada vez mais pelos caminhões - alguns já
de fabricação nacional, como orgulhosamente se anunciava.
Era o começo do fim de um dos personagens mais garbosos da
história real do interiorzão brasileiro - o boiadeiro
(...)" (Globo Rural, 02/1991).
A reportagem anterior, feita pouco depois do arrancamento dos trilhos
da velha Sapucaí em Ouro Fino, nada falava, nada citava,
nada mostrava da agonia dos trilhos de então - mas provava
que a Estrada de Ouro Fino teve uma importância fundamental
para a existência da estação ferroviária
da cidade.
A estação foi, depois de fechada, por tempos um posto
telefonico e em 2009 foi comprada por particulares, que nela instalaram
lojas de malhas. Em 2014 é para o que servia o velho prédio.
|
1902
AO LADO: Nessa época, os trens que iam para Sapucaí faziam pernoite em Ouro Fino, o que era uma boa coisa para o bairro. Por isso a reclamação. Mas isto seguiria por pouco tempo (O Estado de S. Paulo, 24/4/9021). |
|
1911
AO LADO: Os maus serviços da V. F. Sapucaí
também se mostravam na estação
de Ouro Fino (O Estado de S. Paulo, 25/12/1911).
|
|
1922
AO LADO: Desastre entre Ouro Fino e Jacutinga (O Estado de S. Paulo, 11/1/1922). |
ACIMA: Distúrbios em Ouro Fino e outros
locais mostram a precariedade dos serviços da Rede Sul Mineira
em 1926 (O Estado de S. Paulo, 7/4/1926).
ACIMA: Em plena revolução
de 1930, os boatos se espalhavam por todo o Brasil. Até
telegramas oficiais circulavam com ordens e desmentidos de ambos os
lados - revoltosos e legalistas. Este telegrama foi emitido pelo telégrafo
da estação de Ouro Fino em 11 de outubro e foi reproduzido
por um jornal paulista, cujo governo estava notadamente contra Minas
Gerais na época - e este jornal, também, no caso (Folha
da Manhã, 14/10/1930).
ACIMA: Fachada da estação de Ouro
Fino, talvez anos 1950 (Autor desconhecido).
(Fontes: Lauro de Camargo Júnior; Paulo César Moreira; Mario
Sandrini; Wanderley Duck; Carlos Roberto de Almeida; Nilson Rodrigues;
O Estado de S. Paulo, 1911 e 1926; Globo Rural, 1991; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Ouro Fino possivelmente na sua inauguração
em 1896. Autor desconhecido. Acervo Wanderley Duck |
Estação de Ouro Fino, talvez anos 1930. Autor
desconhecido. Acervo Wanderley Duck |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
Detalhe da fachada da estação em 17/03/2002. Foto
Carlos Roberto de Almeida |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
Detalhe da plataforma da estação em 17/03/2002.
Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação em 08/2006. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2010. Foto Lauro de Camargo Júnior
|
Como "Pavilhão das Malhas", em 2014. Foto Mario
Sandrini |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.03.2020
|
|