|
|
V. F. Sapucaí
(1897-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
JACUTINGA
(antiga SILVIANO BRANDÃO)
Município de Jacutinga, MG |
Ramal de Sapucaí - km 344,966
(1960) |
|
MG-0384 |
Altitude: 830 m |
|
Inauguração: 15.03.1897 |
Uso atual: Escola (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jacutinga foi aberta em 1897.
Em 1918 e em 1928 ela tinha o nome de Silviano Brandão
(*), mas o nome voltou a Jacutinga não muito tempo depois.
Antes de a estação ser ligada à Mogiana, o que
somente ocorreu em agosto de 1898 com a entrega da estação
de Sapucaí, as cargas eram transportadas dali à
estação de Eleutério, da Mogiana, já
3 km dentro de território paulista, em "carros e tropas".
Na verdade, toda a produção das cidades da linha
da Sapucaí seguia para exportação via porto
de Santos, via Mogiana, devido às melhores relações
comerciais dos exportadores com aquele porto.
Em 2005, o prédio era uma lanchonete e também parte
dele abrigava uma loja de malhas, mas, pelo símbolo em uma
de suas paredes, parecia ainda pertencer ao patrimônio da RFFSA.
Em 2010 estava restaurado, com uso desconhecido. O depósito na estação
data de 1914 e na inscrição "Jacutinga" da estação aparecem
as datas 1886 (?) e 1983. Se a estação foi inaugurada
em 1897, o que seria a data 1886? Já 1983 é a provável
data do fechamento da estação.
Em 2015, depois de inúmeros usos, era uma escola profissionalizante
do município. Estava então bem cuidada.
1917
AO LADO: Atraso no trem que partiu de Afonso Pena (hoje, Santa Rita do Sapucaí) às 9 da manhã (O Estado
de S. Paulo, 4/1/1924). |
|
ACIMA:
Ampliação da estação de Silviano Brandão
em 1928 (OESP, 27/9/1928).
ACIMA:
Locomotiva 2820 da RFFSA no pátio de Jacutinga em 1978 (Foto
Alberto del Bianco).
ACIMA: Imagem da estação
de Jacutinga. Anos 1980? A estação já parece
abandonada e aguardando a retirada dos trilhos, mas nenhuma informação
realmente se pode tirar que seja conclusiva. Parece fotografia de
jornal da época (Acervo Carlos R. Almeida).
ACIMA: Estação de Jacutinga em 24/5/2019 (Foto Pedro Rezende).
ACIMA: Estação de Jacutinga em 24/5/2019 (Foto Pedro Rezende).
(Fontes: Alberto del Bianco; Lauro de Camargo Junior; Enio
Prado; Carlos Roberto de Almeida; Roberto Capri: Minas Gerais, 1918;
www.jacutinga.mg.gov.br; O Estado de S. Paulo, 1928 e anos 1980) |
|
|
|
A estação de Silviano Brandão, provavelmente
anos 1910. www.jacutinga.mg.gov.br |
Estação de Jacutinga, abandonada e ainda com trilhos,
provavelmente anos 1980. Foto de O Estado de S. Paulo |
A estação em 1992. Foto Carlos Roberto de Almeida |
Estação de Jacutinga. 2002. Autor desconhecido |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 1/2010. Foto Lauro de Camargo Júnior
|
A estação em 1/2010. Foto Lauro de Camargo Júnior
|
A estação restaurada em 2015. Foto Enio Prado |
A estação em 24/5/2019. Foto Pedro Rezende |
|
|
|
|
Atualização:
29.06.2023
|
|