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E.
F. Pirahyense (1883-1885)
E. F. Santana (1885-?) |
SÃO
SEBASTIÃO Município
de Rio Claro, RJ |
Linha da
Barra - km 46 |
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RJ-3398 |
Altitude: - |
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Inauguração: 27.12.1883 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F.
Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro
lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três,
no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E.
F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana,
depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram
da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano,
então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa
de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até
1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha
no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e
Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita;
até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião teria sido
inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense, como estação
terminal da ferrovia.
Aliás, há uma dúvida sobre
isto: o livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr., de 1886, cita que a Pirahyense pediu autorização
para abrir o trecho de 5 km entre as estações de Passa-Três
e a de São Sebastião em 23 de setembro de 1883;
tal pedido foi deferido em 8 de outubro, e em 27 de dezembro o trecho
foi aberto ao tráfego.
Um mapa sem data, mas quase que certamente do século XIX, mostra a linha da Pirahyense até São Francisco. O Guia Levi de 1932, o mais antigo a que tive acesso,
mostra a ferrovia terminando mesmo em Passa-Três. Quanto
tempo teria durado o trecho em funcionamento? O que aconteceu com
essa estação de São Francisco? Quando teria sido desativada?
Em 1889,
a ferrovia foi comprada pela E. F. Sapucaí. Tornou-se o ramal
de Passa-Três, que chegou a ser considerado parte da linha
da Barra.
Em 1883, a quilometragem da estação era 38,700, contra 33,000
da de Passa-Três. Mais tarde, a quilometragem de Passa-Três
mudou por causa da união da ferrovia entre Santana da Barra
e Barra do Piraí, quando da compra pela Sapucaí.
De acordo com informações de Aloysio Clemente Breves,
em 2007, a estação ficava nas mesmas terras onde também
estava a estação de Bela Vista, pertencentes
a Joaquim Breves (ver caixa abaixo, de 20/7/1883).
ACIMA: Artigo de 1883 fala da construção da ferrovia, mas não cita São Sebastião (A Provincia de S. Paulo, 20/07/1883,
ACIMA: Mapa do final do século XIX mostrando agenvias postais e ferrovias da época. Notar a linha da Pirahyense que mostra como terminal a pouco conhecids estação de São Sebastião (à direita do mapa, parte central) (Cessão Paulo Novaes).
(Fontes: Aloysio Clemente Breves; Cyro Deocleciano R. Pessoa
Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.07.2021
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