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E. F. Santa Isabel
do Rio Preto (1881-1889)
V. F. Sapucaí (1889 -1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1952) |
BARRA
DO PIRAÍ-RMV
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha da Barra - km 373,425 (1960) |
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RJ-0154 |
Altitude: 356 m |
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Inauguração: 1881 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Piraí foi inaugurada em 1881, segundo
Cyro Deocleciano Ribeiro Junior, pela E. F. Santa Isabel do
Rio Pardo.
Essa antiga estação da RMV ficava não muito longe
da estação da Linha do Centro
da Central do Brasil, onde as linhas das duas ferrovias se separavam
após correr juntas por um trecho.
A estação foi demolida e surgiu em seu lugar a estação rodoviária, na Praça Nilo
Peçanha, em 1952.
O último trem da RMV chegou à estação em 30 de setembro de 1952, em razão
do termo de acordo assinado entre a prefeitura e o departamento nacional
de estradas de ferro, visando a suspensão do tráfego daquela ferrovia
no centro urbano da cidade. Daí, o trem de passageiros passou a ter
seu ponto final vindo de Minas - já não funcionava desde
1942 o prolongamento para Passa-Três - na estação Oficina
Velha que era, na verdade, como o nome dizia, a oficina da Rede
Mineira e que fora adaptado para ser a estação.
Isso até 1961, quando o trem da RMV acabou de vez na cidade, sob protestos da
população. O Jornal do Brasil de 23/8/1961 publicou,
dias após o fechamento do trecho do ramal: "Barra do
Piraí sofrerá um prejuízo de dois milhões
de cruzeiros, que era a contribuição do movimento ferroviário
na cidade. Por outro lado, começou a faltar leite pois a produção
leiteira foi a mais afetada com a súbita paralização
dos transportes. Colhidos de surpresa, os produtores de leite ficaram
com centenas de latões retidos nos locais de embarque à
espera do trem que não veio".
(Veja também OFICINA
VELHA). (Veja também BARRA
DO PIRAÍ-CENTRAL DO BRASIL).
ACIMA:
Fim do ramal causou protestos em Barra do Piraí em 1961 (Luta
Democratica, 6/10/1961).
ACIMA: Na imagem acima, a estação da RMV
está semi-encoberta, destacando mais seu telhado (à esquerda da foto).
Em primeiro plano, vê-se a linha da EFCB (vagão e caixa d´água) no
início do Ramal de São Paulo. Ao fundo (rente à cerca), a linha em
bitola métrica da RMV que seguia para Passa Três. Ao lado dela e seguindo
para o fundo à direita, a Linha do Centro com destino a Minas Gerais.
Nota-se que a bitola métrica cruzava sobre a bitola larga no mesmo
nível.
ACIMA: Antiga oficina da RMV em Barra Mansa, abandonada
em 2016 (Foto Alexandre Ferreira).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Ricardo Marchi; Alexandre
Ferreira; Jornal do Brasil, 1961; Luta Democratica, 1961; Cyro Deocleciano
Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; IBGE: Enciclopedia dos
Municípios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 194; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Barra do Piraí da RMV, sem data.
Foto cedida por Jorge A. Ferreira |
Estação de Barra do Piraí da RMV, sem data.
Foto cedida por Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
27.11.2022
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