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Sillus Rocha
Carlos Bernardes
Luciânia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas
(1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931 -1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARLOS
BERNARDES
Município de Lagoa da Prata, MG |
Linha Belo Horizonte-Garças - km
621,663 (1960) |
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MG-3793 |
Altitude: 636 m |
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Inauguração: 31.12.1920 |
Uso atual: abandonada (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Belo
Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F.
Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F.
Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente
em 1920 foi construída a estação própria da EFOM na capital. A linha
funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o
seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central
do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte
recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990
passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que
ficou somente para movimento dos trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carlos Bernardes foi inaugurada em 1920 pela E. F. Oeste
de Minas. O nome é uma homenagem a um dos fundadores da cidade
de Lagoa da Prata - anteriormente chamada de São
Carlos do Pântano - morto em 1900. Em 1931 a estação
passou para a RMV. A estação, desativada há anos,
está bem conservada e junto a uma pequena vila. Em 2013, está
abandonada.
(Fontes: Sérgio de Andrade Souza; Fernando Villa; Décio
Marques; www.lagoadaprata.mg.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação nos anos 1930. Acervo Fernando Villa |
Plataforma da estação em 10/2006. Foto Décio
Marques |
A estação em 10/2006. Foto Décio Marques
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A estação, em 2013. Foto Sérgio de Andrade Souza |
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Atualização:
03.11.2013
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