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Santana
Rio Claro-nova
Batovi-nova
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CP-tronco - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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FEPASA (1980-1998)
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RIO
CLARO-NOVA
Município de Rio Claro, SP |
Variante Santa Gertrudes-Itirapina
- km 131,388 (1988) |
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SP-2248 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.04.1977 |
Uso atual: demolida em 2008 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1980 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde os anos 1950 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância
entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos
70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela
foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se
cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha
que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova.
Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros
passaram por ali até o final de 2000. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Claro-nova, também chamada de Guanabara, devido
ao bairro em que foi construída, foi inaugurada em 1980, quando os
trens de passageiros da Fepasa começaram a passar pela variante Santa
Gertrudes-Itirapina. A variante havia sido inaugurada em 1976,
mas até então por ela apenas trafegavam trens de carga.
Um dia antes de sua abertura, o prefeito da cidade reclamava nos jornais:
"Construída longe da cidade, sem meios de acesso adequados,
sem nenhum confortp para os futuros usuários e com estrutura
não condizente com a cidade, ao invés de trazer satisfação
aos rio-clarenses, torna-se motivo de queixas. O prefeito Nevoeiro
Junior, que endossa o descontentamento geral, oficiou ao presidente
da Fepasa e ao ministro dos Transportes, pedindo esclarecimentos quanto
à construção da estação em lugar
ermo e longínquo. Acredita-se que poucos rio-clarenses vão
se utilizar do transporte ferroviário, em virtude da impraticabilidade
da nova estação" (Folha de S. Paulo, 31/3/1977).
Com a abertura de Rio Claro-nova, a estação tradicional de
Rio Claro não foi desativada, pois alguns trens ainda continuavam
a passar por lá, visto que o trecho da linha antiga que passava pela
cidade continuou ativo. A estação nova ficava num local ermo e perigoso,
e podia ser vista do alto de uma das pontes da estrada de rodagem
que liga Rio Claro a Piracicaba, logo após a rodovia
Washington Luiz. Contava com um amplo pátio de estacionamento
para veículos, que depois da desativação dos trens vivia
totalmente vazio, e foi um local de muito movimento de cargueiros,
com desvios longos.
Foi desativada como estação em 1999, servindo apenas a sua plataforma
para embarque e desembarque dos poucos trens de passageiros que ainda
passavam quase vazios por ela duas vezes por semana e até março
de 2001.
Foi então totalmente abandonada, e quando lá estive, encontrei
inúmeros vagões danificados por batidas em seus desvios, que aguardavam
pelo leilão que seria realizado cerca de um mês depois,
em Santa Gertrudes.
"Combinei com meu amigo maquinista pegar o trem que passava à 01:05
da madrugada em Rio Claro-nova (a linha velha estava interditada).
Depois de combinar, ele me ligou às 23:30 dizendo que o trem estava
atrasado "apenas" duas horas. Bem, saí de carro de Araras às 02:30,
chegando a tempo em Rio Claro nova. Fui com a roupa do corpo e o um
velho álbum da Paulista como companhia. Lá mostrei o livro ao chefe,
que gostou muito e que havia, inclusive, trabalhado na estação de
Araras. Bem, o trem chegou, mas os maquinistas e os guarda-trens não.
A Fepasa pagava taxi para eles, pois a nova estação é muito longe,
num bairro um tanto quanto hostil. Deixei o carro debaixo de um pé
de goiaba e fosse "o que Deus quiser" (Rodrigo Cabredo, 22/05/1998).
Em 2008, já havia sido demolida. Em 25 de maio desse ano, a
ALL "confirma que está realizando obras nas antigas instalações
demolidas na estação Guanabara, em Rio Claro. As obras começaram há
90 dias, com a construção do pernoite para os maquinistas - estrutura
com cozinha, banheiros, 12 quartos climatizados - e da sede para os
maquinistas - área de 74m2, com escritório, sala de treinamento, banheiro
e vestiários. O pernoite ficou pronto na última quarta-feira, dia
21 de maio; enquanto a sede para os maquinistas entrará em funcionamento
dentro de 10 dias" (Diário do Rio Claro 25/5/2008).
ExistIa em 2017 uma nova construção ali, erigida depois
da demolição do prédio anterior. Serve apenas
para administração do pátio e pernoite de maquinistas.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto Gaib)
(Veja também RIO CLARO)
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1977
AO LADO: A variante foi inaugurada, mas a estação de Rio Claro nova, não (CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER O RESTO DA REPORTAGEM) (O Estado de
S. Paulo, 1/4/1977). |
ACIMA: Trem de passageiros deixando a estação de Rio Claro-nova em novembro de 1996, sentido interior. A segunda locomotiva V-8 está "morta", ou seja, só vai ser ligada em Itirapina, para tracionar os vagões que seguiriam para Panorama (Foto e texto Vanderley Zago).
ACIMA: A Vandeca chegando à estação
de Rio Claro-nova nos anos 1990 (Foto Vanderley Zago).
ACIMA: Auto de linha da ALL "posa" ao lado da já demolida
estação de Rio Claro-nova, da qual sobraram apenas um
pedaço da cobertura de parte da plataforma, em 23/05/2008 (Foto
Luiz Carlos).
ACIMA:
O pátio da estação e, ao fundo, sentido São
Paulo, o viaduto da rodovia Rio Claro-Piracicaba (foto Silvio Rizzo em 2015).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Silvio Rizzo; Rodrigo Cabredo; Vanderley Zago; Kelso Medici; Luiz
Carlos; Adalberto Gaib; Folha de S. Paulo, 1977; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Em 28/08/2000, a estação fechada e com inúmeros
vagões acidentados em seus desvios. Foto Ralph M. Giesbrecht |
28/08/2000 - Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 03/2000. Foto Kelso Medici |
A estação em 03/2000. Foto Kelso Medici |
A estação em 03/2001. Foto Kelso Medici |
A estação, já demolida em 23/5/2008, com
pedaços da cobertura ainda em pé e entulho no
local do antigo prédio. Foto Luiz Carlos |
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Atualização:
26.03.2019
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