Túnel 2, Município de Porto União,
SC
Linha Itararé-Uruguai (Variante do Morro de São
João), RVPSC
O
túnel ferroviário número 2 situa-se entre as estações
de Engenheiro Eugênio de Mello e de Achilles Stenghel, pouco além
do túnel 1, na Variante do Morro de São João, uma obra
que durou mais de dez anos e foi entregue ao tráfego em março
de 1950. Eram 6 túneis no total.
Não se sabe a data de conclusão deste segundo túnel,
mas provavelmente foi a mesma do primeiro, cuja data está marcada num
dos emboques. Neste, se está, não consegui ver. Este também
somente foi aberto ao tráfego em 1950.
A variante foi sendo gradativamente
abandonada, principalmente a partir de meados dos anos 1980, e com a privatização,
em 1996, deixou de ser utilizada. Em 2003, trens de capina da ALL e também
eventualmente algum trem da ABPF passaram a correr novamente a linha, mas muito
raramente.
Na foto abaixo, o túnel, em 11/09/2003: as fotos são minhas, tiradas
do trem turístico que nessa data fez a viagem entre Porto União
e um pouco além do Túnel 2, mas não me lembro qual emboque
é qual.
(Fontes: Pesquisa local do autor; Revista Correio dos Ferroviários, 01/1968;
relatórios oficiais da RVPSC; ABPF; Nilson Rodrigues)
Acima, à esquerda, o Túnel 2 da variante, pronto
em 194? (não dá para identificar a data), entregue ao tráfego
regular em 1950. No detalhe, à direita, o emblema da RVPSC e o ano, abaixo
(ao centro). Abaixo, o mesmo túnel, no outro emboque, com o trem entrando
(ou saindo?) (Fotos Ralph M. Giesbrecht, 11/09/2003).