Túnel 1, Município de Porto União,
SC
Linha Itararé-Uruguai (Variante do Morro de São
João), RVPSC
O
túnel ferroviário número 1 situa-se entre as estações
de Engenheiro Eugênio de Mello e de Achilles Stenghel, na Variante do
Morro de São João, uma obra que durou mais de dez anos e foi entregue
ao tráfego em março de 1950. Eram 6 túneis no total.
Pronto em 1942, ele somente foi aberto ao tráfego em 1950.
A variante foi sendo gradativamente
abandonada, principalmente a partir de meados dos anos 1980, e com a privatização,
em 1996, deixou de ser utilizada. Em 2003, trens de capina da ALL e também
eventualmente algum trem da ABPF passaram a correr novamente a linha, mas muito
raramente.
Na foto abaixo, o túnel, em 11/09/2003: as fotos são minhas, tiradas
do trem turístico que nessa data fez a viagem entre Porto União
e um pouco além do Túnel 2, mas não me lembro qual emboque
é qual.
(Fontes: Pesquisa local do autor; Revista Correio dos Ferroviários, 01/1968;
relatórios oficiais da RVPSC; ABPF; Nilson Rodrigues)
Acima,
à esquerda, o Túnel 1 da variante, pronto em 1942, entregue ao
tráfego regular em 1950. No detalhe, à direita, o ano (ao centro).
Abaixo, o mesmo túnel, no outro emboque, com o trem entrando (ou saindo?)
(Fotos Ralph M. Giesbrecht, 11/09/2003).