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Boqueirão
Rio Verde
Ponta Grossa
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Linha Uvaranas-Apucarana:
Uvaranas
Rio Verde
Periquitos
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Itararé-Uruguai, PR- 1965
IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1917-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO VERDE (antiga
PITANGUI)
Município de Ponta Grossa, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 236,823
(1936) |
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PR-0698 |
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Inauguração: 12.1917 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pitangui foi inaugurada em 1917. Nos anos 1940, teve o nome
alterado para Rio Verde. Ficava ao norte da cidade de Ponta
Grossa, a cerca de 16 km da estação central da cidade.
No final dos anos 1960, tudo indica que a estação e
o pátio tenha sido removidos do local original, devido à
reforma das linhas que ali se operou: a construção da
E. F. Central do Paraná, que ali se entroncava com a nova linha-tronco
da RVPSC, que foi removida para leste para atingir a nova estação
de Uvaranas, e que ao mesmo tempo deixava ainda uma saída
par a linha velha, ainda dentro de Ponta Grossa, poder continuar
a atingir a estação central (até 1989). A estação
(ou parada) de Rio Verde ficava antes da ponte férrea sobre
o rio Verde e antes da passagem de nível, região cheia de abatedouros
de carne conhecida como Matadouro, porém não há fotos dessa
parada. Não se tem notícias da velha estaçãozinha,
mas, no "horário de trens de passageiros da RVPSC a
partir de 15/9/1971", os trens de passageiros provenientes
de Curitiba e de Ourinhos desembarcavam os passageiros no "Estribo
do Rio Verde", e dali estes tinham de aguardar o trem que
os conduziria até a estação de Ponta Grossa.
A estação de Uvaranas, nova na época,
nunca teve acomodações para receber trens de passageiros,
realmente. Este "estribo" não parece ser realmente
a antiga estaçãozinha de Rio Verde. Curiosamente,
o mesmo horário da RVPSC acusava que os trens provenientes
de Itararé - que chegavam pela mesma linha que os de
Ourinhos - seguiam diretamente para a estação
central. É possível que esta fosse o trem de conexão
citado acima. Os guias Levi posteriores citam Rio Verde somente
até 1976.
(Fontes: Oséias B. Cavalcanti; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios
oficiais, 1920-60; IBGE, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
23.06.2019
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