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Roxo Roiz
Guaragi
Valinhos do Sul
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IBGE - 1957
Itararé-Uruguai, PR- 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUARAGI
(antiga ENTRE RIOS)
Município de Ponta Grossa, PR |
linha Itararé-Uruguai -
km 286,076 (1936) |
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PR-0477 |
Altitude: 873,682 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: demolida e depois reconstruída - em pé em 2019 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1900 com o nome de Entre Rios.
Nos anos 1940, o nome foi alterado para Guaragi.
Atualmente pertence ao distrito de Guaragi, que é um
dos distritos de Ponta Grossa e não de Palmeiras,
como está mostrado no mapa de 1956 desta página. Em
algum momento, houve a anexação desse distrito por Ponta
Grossa.
Em 2003, a estação ainda estava ali, abandonada, mas
até que não tão mal cuidada; pegou fogo no ano
seguinte (ver caixa abaixo). Em outubro de 2005, o mato crescido tomava
conta da plataforma e do antigo local da estação e uma
construção pequena também abandonada mostrava
um imenso desolamento. Em agosto de 2009, anunciava-se a reconstrução
da estação em local diferente do original. Consolo pouco
útil. Em 2012, a estação
foi finalmente reconstruída pela ALL, considerada culpada de
não a reconstruir depois do incêndio que a destruiu (veja
caixa abaixo). Compare o prédio antigo com ao novo, mostrado
ao pé desta página.
Infelizmente, a reconstrução não fará
com que sua atribuição original, ou seja, servir como
estação ferroviária, seja mantida. Afinal, já
desde 1983 ela estava fechada pela RFFSA, seu último dono,
quando da extinção dos trens de passageiros que trafegavam
naquele trecho.
ACIMA: Locomotiva 143 próxima à estação de Guaragy. Foto sem data. Acervo Henrique Dietmar Töws).
ACIMA: Locomotiva 40 (ou 400?) tombada na linha próxima à estação de Guaragy. Foto sem data. Acervo Henrique Dietmar Töws).
ACIMA: Ceramica Palmeirense, que tinha um desvio de acesso em Guaragy no km 293, também próximo à estação de Guaragy. Foto sem data. Acervo Henrique Dietmar Töws).
ACIMA: Estação de Entre-Rios em 1940
(foto Ivo Demiate).
"A América Latina Logística (ALL) vai disponibilizar
recursos para reconstruir a Estação Ferroviária de Guaragi.
A antiga estação, que era tombada pelo município como patrimônio
histórico, foi demolida pela empresa em 2004, depois que pegou
fogo. A reconstrução da Estação de Guaragi foi acordada em audiência
realizada no último dia 23 pela 2.ª Vara Federal de Ponta Grossa,
em decorrência de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério
Público Federal e pelo Ministério Público do Paraná. De acordo
com a ALL, o Instituto ALL de Educação e Cultura vai disponibilizar
R$ 60 mil para que a prefeitura de Ponta Grossa realize as obras
de recuperação da estação, que deverão ser executadas fora do
local original, em lugar a ser indicado pelo próprio executivo
do município. Teria também ficado a cargo da prefeitura a realização
de uma consulta popular para que seja escolhido o local onde
será construída a réplica da estação, além da fiscalização da
execução da obra, com orientação do Conselho Municipal de Patrimônio
Cultural. Segundo o procurador da República em Ponta Grossa
Osvaldo Sower Júnior, a estação estava desativada havia anos.
A ação foi movida contra a ALL porque, no entendimento da procuradoria,
a estação sofreu atos de vandalismo e foi incendiada por conta
da falta de cuidados e manutenção da empresa que detém a concessão.
A ALL informa que a estação de Guaragi foi inicialmente arrendada
à concessionária, mas, conforme obrigação contratual - quando
não mais necessária para a operação ferroviária -, foi devolvida
à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) em 2004 nas mesmas condições
em que foi recebida. Segundo a empresa, a estação foi vítima
de ato de vandalismo em 2005, sendo completamente incendiada,
já sob posse e guarda exclusiva da RFFSA. A reportagem tentou
contatar a RFFSA para comentar o caso, mas, até o final da tarde
de ontem, não obteve sucesso". |
2009
AO LADO:
Nota da Paraná OnLine em 5/8/2009
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(Fontes: Ivo Demiate; Thiago Terada; Rogério
Hass; Nilson Rodrigues; Flavio Cavalcanti; Paraná OnLine, 2009; RVPSC:
Relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1909-1980; IBGE-1957; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação original de madeira, ainda como Entre-Rios.
Provavelmente anos 1930. Acervo Flávio Cavalcanti |
Estação de Guaragi, em 1997. Acervo Rogério
Hass: é ele quem aparece na plataforma |
Estação de Guaragi, em 07/2003. Foto Nilson Rodrigues
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Em 10/2005. a estação zinha já demolida,
com uma construção também largada na plataforma.
Foto Nilson Rodrigues |
O prédio reconstruído em 2012. Foto Thiago Terada |
A estação em 21/3/2019. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
10.04.2020
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