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Ipoméia
Gramado
Videira
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São
Paulo-Rio Grande (1935-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GRAMADO
Município de Rio das Antas, SC |
linha Itararé-Uruguai - km |
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SC-0094 |
Altitude: 750 m |
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Inauguração: 07.12.1935 |
Uso atual: moradia e descaracterizada (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
O posto telegráfico de Gramado foi aberto em 1935.
"A
estação de Gramado fica a doze quilômetros do
centro de Rio das Antas. Sandra Farias mora no antigo prédio.
Funcionária da empresa Perdigão, conta que não
conseguia mais pagar o aluguel. O prédio estava abandonado
e ela decidiu mudar-se"
(Diário Catarinense, 27/07/2002).
É interessante notar que a estação antes ficava
do lado oposto da linha, em relação ao que hoje ali
está. Parece que durante a construção de duas moegas nessa
estação pela Perdigão, eliminou-se a estação original para se construir
a atual.
"Depois (acho que), no ano de 1983... a empresa
Perdigão transferiu a sua descarga de vagões para o Terminal de Gramado
uma estação acima, pois a população de Videira estava reclamando do
excesso de pó e caminhões no centro da cidade - onde
estavam esses vagões - e coisas assim... Para vocês terem uma
idéia hoje nem mais existe esse terminal ferroviário apenas algumas
linhas a estrutura toda foi arrancada e o que sobrou foi literalmente
roubado" (Paulo Stradiotto, julho de 2008).
A moega da estação, retratada abaixo, em 2004 ainda
estava inteira, mas, em 2015, dela somente restavam ruínas.
É curioso, mas, segundo afirma quem conhece a região,
até 1998 ela estava em condições de funcionamento,
era ainda viável trazer grãos até Gramado e de lá levá-los
de caminhão até a fábrica da Perdigão em Rio das Pedras, sete
ou oito quilômetros distante. Agora não é mais.
Em 2015, o prédio da estação era uma moradia.
Neste relato de 4/2/2023, Leandro Chiarello de Souza esteve na estação de Gramado, localizada aproximadamente no km 700 da antiga linha Itararé–Uruguai. Neste local havia uma moega para descarga de grãos destinados à agroindústria da região, tendo sido utilizado até meados da década de 1990, enquanto a ferrovia esteve ativa na região. Atualmente, a pequena estação virou moradia e foi bem descaracterizada, enquanto seu entorno foi invadido e ocupado por casas e a estrutura para descarga de grãos desapareceu dali. Lamentável este fato, considerando que nosso país tem dimensões continentais e poderia utilizar com eficiência este modal de transporte para a cadeia logística do setor produtivo nacional.
ACIMA: Moega no pátio da estação
de Gramado, em 2004 (Foto Nilson Rodrigues).
ACIMA E ABAIXO: O pátio, estação
ao fundo, terminal da Perdigão abandonado. Ainda assim, é
a alegria das crianças com seu trolinho. O trem? Esse passava
somente duas vezes por ano (capina química, ABPF) e olhe lá
(Fotos Paulo Roberto Stadiotto, julho de 2008).
ACIMA: Ponte de pedras próxima à
estação de Gramado para passagem da linha Itararé-Uruguai.
Construção dos anos 1910 (Foto Nilson Rodrigues, c.
2010).
ACIMA: O antigo pátio ferroviário da estação de Gramado em 04/02/2023 (Foto Leandro de Souza).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1935 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leandro de Souza, 2023; Mario
Pailo, 2014; Nilson Rodrigues, 2004; Paulo Stradiotto, 2008; ABPF-Paraná; Diário
Catarinense, 2002; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-1950; RVPSC:
Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Posto telegráfico original de Gramado, em 1937. Foto
dos relatórios da RVPSC |
A estação, nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
Pátio e estação de Gramado em novembro
de 1994. Foto Paulo Stradiotto |
A estação em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2014. Foto Mario Pailo |
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Atualização:
06.02.2023
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