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Ibiporã
Londrina
Cambé
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (anos 1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1982) |
LONDRINA
Município de Londrina, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 510
(1960) |
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PR-1486 |
Altitude: 576 m |
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Inauguração: 28.07.1935 |
Uso atual: museu (2022) |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1950 |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Londrina foi aberta em 1935, no mesmo dia em que a ponte
sobre o rio Tibagy foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava
a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação
em 1929, no antigo Patrimônio Três Bocas.
O trem chegou quando Londrina já era município
e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta
dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis,
mas suficientes para o seu crescimento. Em 10 de fevereiro de 1933, um terminal rodoviário para cargas foi aberto na cidade, recebendo o que era descarregado na estação de Jataí (ver caixas abaixo).
A estação foi inaugurada em 1935 e, realmente, o trem veio acelerar o desenvolvimento
da nova cidade.
Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto
de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é
suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade.
Por este motivo e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero
município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e
orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as instalações
necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço
comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados.
O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto
ao público".
O novo prédio seria construído no mesmo local da estação
original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação
provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos
devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas
políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi
finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950.
Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se
pensava em construir uma nova estação fora da cidade,
na parte norte, para desviar os trilhos que já começava,
diziam, a atravancar o crescimento da cidade.
Em 10 de março de 1981, acabou o trem de passageiros do ramal
Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga
estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se,
em 1986, em museu, muito bem preservado ainda em 2022.
Uma nova estação foi construída na variante.
(ver também LONDRINA-NOVA)
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1933
AO LADO: Estação rodoviaria em Londrina é aberto antes da ferrovia
(O Estado de S. Paulo, 21/1/1933). |
ACIMA: Estação rodoviaria em Londrina é aberto antes da ferrovia
(O Estado de S. Paulo, 21/1/1933).
ACIMA: Estação rodoviaria já funcionando em Londrina
(O Estado de S. Paulo, 2/4/1933).
ACIMA: Londrina em 1934, um ano antes da estação ser inaugurada (O Estado de S. Paulo, 24/6/1934).
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1934
AO LADO: Os trilhos chegaram à cidade
(O Estado de S. Paulo, 15/7/1934). |
ACIMA: A estação, ainda em construção no início de 1935. Ao fundo, o armazém (O Estado de S. Paulo, 20/1/1935).
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1935
AO LADO: Inauguração da estação
(O Estado de S. Paulo, 28/7/1935). |
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo
Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Pátio da
estação ferroviaria de Londrina.nos anos 1940 (Data desconhecida; Foto Carlos
Stenders).
ACIMA: O último trem de passageiros em Londrina em 1981
(Folha de Londrina).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Ibiporã (á direita) e de Londrina (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
ACIMA: Na entrada da estação, hoje museu, v^-se ainda a bilheteria em madeira /Foto Vitor Langaro em 28/5/2022).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Acervo Ralph M. Giesbrecht/Sud Mennucci; Antonio Rapette;
Lourençoa Paz; Douglas Razaboni; Christian Condé; IBGE;
Carlos Stenders; Folha de Londrina; O Estado de S. Paulo). |
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Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina... |
... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro
que chegava. Fotos dos arquivos do autor |
A estação original, em 1936. Foto José
Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada
por Antonio Rapette |
A estação original, anos 1930. Foto José
Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada
por Antonio Rapette |
A estação nova, ainda ativa, foto sem data. Foto
do acervo de Lourenço Paz |
A estação nova, ainda ativa nos anos 1950. IBGE.
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A estação nova ainda ativa, nos anos 1970. Foto
de cartão postal |
Fachada da estação, em 11/2001. Foto Douglas Razaboni |
Plataforma da estação, já sem trilhos,
em 11/2001. Foto Douglas Razaboni |
A estação, à esquerda, e onde passavam
os trilhos. Foto Christian Condé, 2002 |
A estação em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro |
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Atualização:
20.08.2022
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