|
|
E. F. Paraná
(1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO DA VÁRZEA-NOVA
Município da Lapa, PR |
Ramal do Rio Negro - km 53,515
(1935) |
|
PR-0756 |
Altitude: 802 m |
|
Inauguração: 15.10.1949 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos (estação velha)
com trilhos (estação nova) |
Data de abertura do prédio atual:
c.1963? |
|
HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que
todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha
nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam
definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco
Principal Sul. |
|
|
|
|
A ESTAÇÃO: A estação de Rio
da Várzea-nova teria sido inaugurada em 1949, já
na variante do ramal de Rio Negro. A abertura desta variante,
que se transformou em parte do Tronco Principal Sul, fez
com que outra estação fosse construída, inicialmente
com o mesmo nome, em 1949 (??).
De qualquer forma, as duas estações, velha e nova,
são bem próximas. Segundo pesquisou Nilson Rodrigues
em 2007, a estação original ficava em uma fazenda
a uns 3 km da estação nova.
Porém, se olharmos a foto da estação (abaixo)
de 1956, vemos que, por um detalhe do prédio
que aparece na foto, a estação de 1956
pode já ser a atual (comparem os prédios). A única
coisa que parece diferente são as mãos francesas.
Enfim... se isto é verdade, estaria a variante já
pronta naquela época? Afinal, a variante demorou bastante
tempo para ser construída. Foi aberta em toda sua extensão
em meados de 1964, quando se concluiu o trecho entre Rio da Varzea
e Rio Negro. (*Guias Levi: em maio de 1964, o trem ainda
passava pela linha antiga. Em novembro de 1964, já passava
pela linha nova)
(VEJA TAMBÉM RIO DA VARZEA-ORIGINAL)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.03.2022
|
|