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RVPSC (1943-1969) |
EUSÉBIO
DE OLIVEIRA
Município de Ibaiti, PR |
Ramal de Barra Bonita - km 272 (1960) |
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PR-0594 |
Altitude: - |
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Inauguração: 12.11.1943 |
Uso atual: depredada (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue
no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos
municípios atuaias da linha que já existia. A partir
daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu
final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam
as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo
do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado
logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Eusébio de Oliveira foi inaugurada em 1943. Eusébio
Paulo de Oliveira (1883-1939) foi um geólogo que trabalhou
durante muitos anos para o Governo brasileiro.
Como sinal dos tempos
modernos (1943) em que o prédio foi construído, a marquise
é de concreto armado.
A ferrovia foi fechada em 1968-69.
Seguindo
adiante pela estrada de terra que passa ao largo de Arthur Bernardes,
chegava-se a uma estrada de "poliedros", como o pessoal de lá
chamava o leito de pedras irregulares. Logo se encontrava a vilazinha
de Eusébio de Oliveira, parada no tempo então. Ainda restavam as casas
da vila ferroviária, a caixa dágua e a estação, que tem em sua extremidade
sul uma máquina de beneficiar arroz.
Em 2006, nesse bairro rural no
município de Ibaiti, trabalhadores rurais ocupavam as casas da
antiga vila dos ferroviários. O antigo pátio de manobras havia sido transformado em pastagem
cercada por arame farpado. Um comerciante instalou uma máquina de
descascar milho dentro da estação, poluída pelo estrume e a urina
de bovinos que entram e saem. ''Aqui era bom. Tinha restaurante,
bar, farmácia e loja de tecidos. A gente ia de trem a Ibaiti, num
instantinho chegava'', disse Leonor, que morava em casa própria,
grande e avarandada. Leonor afirma que o último trem
passou ali em 1974, ano em que o filho dela nasceu; na verdade, a
ferrovia havia fechado bem antes, o que pode ter acontecido é
esse ser o ano da retirada dos trilhos por alguma composição
própria para isso, pois a erradicação oficial
veio em 1975.
Em 2022, não parece ser muito diferente (pelas fotos de Douglas William), a estação segue em ruínas.
ACIMA: A estação de Eusebio de Oliveira, depredada, em dezembro de 2022. Notar o nome da estação com letras eem relevo; já não estão lá todas elas (Foto Douglas William).
ACIMA: A estação de Eusebio de Oliveira, depredada, em dezembro de 2022 (Foto Douglas William).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 1963
(Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razzaboni, 2002; Widson Schwartz,
Folha de Londrina, 01/2007; RVPSC:Relatórios oficiais, 1930-60;
RFFSA: Relatórios oficiais; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em sua inauguração, em
1943. Foto do relatório da RVPSC |
A estação. Seria também no dia da inauguração?
Anos 1940. Autor desconhecido |
A estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni |
Caixa d'água da estação em 30/12/2002.
Foto Douglas Razaboni |
Dístico da estação em 30/12/2002, faltando
letras. Foto Douglas Razaboni |
Casas da vila ferroviária próximas à estação
em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni |
A estação de Eusebio de Oliveira em dezembro de 2022. Foto Douglas William |
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Atualização:
04.01.2023
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