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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1945-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PADRE CHAGAS (antiga km 108)
Município de Inácio Martins,
PR |
Ramal de Guarapuava - km 476 (1960) |
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PR-4568 |
Altitude: 1.002 m |
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Inauguração: 01.05.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos
anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir
da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai
e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde
a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma
modificação das idéias de 1900, que eram de se
atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco,
em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense,
foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A
ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para
Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá.
A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no
ramal foram desativados em 1976.
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado
do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação
do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e
utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá.
O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel,
mas pretende-se a sua continuação a partir desta última,
um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Padre Chagas foi inaugurada em 1952
como Quilômetro 108. Já tinha o nome atual em
1960.
Foi demolida e só sobrou a sua plataforma. Interessante que seguia sendo conhecida como km 108 em 2022.
(Fontes: Vitor H. Langaro, 2022; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022
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Atualização:
15.06.2023
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