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Curitiba
Portão
Barigüi
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1984) |
PORTÃO
Município de Curitiba, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km
118,465 (1936) |
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PR-2438 |
Altitude: 935,600 m |
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Inauguração: 18.11.1891 |
Uso atual: demolida em 2009 |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade
do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita
do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia
para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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ESTAÇÃO: A estação
de Portão foi aberta em 1891.
A estação deu origem ao bairro e estava muito próxima
à avenida República Argentina, perto do centro
do bairro e da igreja.
Nos anos 1960 foi construída uma nova
estação, de alvenaria, demolindo-se a anterior; essa
nova estação ficaria um pouco mais para a frente, na
linha, coisa de alguns metros. Foi bastante descaracterizada antes de ser demolida;
Chegou a atender trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna
dos anos 1950 até o ano de 1977. Nesse ano, a linha foi substituída
pela variante Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao
sul de Curitiba, e acabou tendo os trilhos retirados no início
dos anos 1990. Mesmo assim, ainda corriam alguns trens mistos pela
linha velha e que passavam por Portão, até por
volta de 1984. A partir de Araucária, onde as linhas
se juntavam, esses mistos seguiam pela variante até Engenheiro
Bley.
Próxima a ela, existiam em 2002 ainda as antigas casas da vila
ferroviária. "Todos os dias cruzo a Av. República
Argentina no Bairro Portão. Quando passei hoje, por volta das 09:30hs,
vi um pessoal começando a remover uma parte dos trilhos, ou o que
ainda sobrou, do trecho urbano que existia entre a Estação Curitiba
antiga e Portão. O local dista mais ou menos cem metros da antiga
estação Portão. Pensei no quanto da riqueza do Paraná já passou por
ali" (Juliano Cezar Rodrigues, 22/4/2008).
"O meu avô paterno, Sr. Adamastor de Souza, trabalhou durante
certo tempo nas Oficinas de Curitiba da então Rede de Viação Paraná
- Santa Catarina de meados dos anos 1950 até 1977. Ele conta que no
terreno onde hoje se encontra o "Shopping Total" existia um galpão
onde se armazenava material (provavelmente peças de reposição) da
ferrovia, inclusive ainda existe a passagem de nível por sobre a Rua
Orlando Padilha dos Santos, indicando a existência de um ramal que
acessava o referido galpão. Mais tarde (provavelmente anos 1940-50)
o galpão fora cedido (não se sabe se fora vendido ou arrendado) à
então "Lojas Hermes Macedo" sendo utilizado como almoxarifado,
para então, em meados dos anos 1990 (eu era muito novo na época, mas
se não me engano foi em 1995), foi vendido ao Shopping Total, que
ainda ocupa o referido prédio (agora já totalmente descaracterizado).
Diante disto, tudo me leva a crer que antiga Estação do Portão, em
conjunto com as casas da Rede, eram os prédios destinados a abrigar
o pessoal que fazia o serviço de guarda-chaves do acesso ferroviário
do então depósito da RVPSC" (Bruno Pionkevicz de Souza,
2012).
"Que saudades que eu tenho de quando eu ia pro bairro do Portão
só para ver o trem cruzar a Av República Argentina esquina com a Kennedy.
Eu ficava na estação só para ver o trem de carga ou de passageiros
dar uma parada rápida na estação e logo seguir viagem. Alguns trens
demoravam mais por que tinham de ser feitas manobras para acoplar
ou desacoplar vagões. Bons tempos aqueles" (Luiz Cesar
de Almeida, 5/2/2018).
A estação foi demolida em 2009.
ACIMA: Mapa de 1914 mostra a ligação
entre a estação de Curitiba e a de Portão (no
canto esquerdo inferior).
ACIMA: Mapa de Curitiba (parcial) nos anos
1950, vendo -se a linha correndo de leste a oeste e a estação
de Portão no centro-esquerda, ao lado da avenida República
Argentina (CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa de Curitiba (parcial) nos anos
1950 (?), vendo -se a linha correndo de noroeste a sudeste na foto e a estação
de Portão no centro-esquerda, ao lado da linha (CLIQUE NA IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Sem data. Foto Synval Stocchero - Coleção Familia Stocchero)
ACIMA: A velha casa ferroviária
do pátio de Portão manteve suas características,
o brasão da RVPSC e apenas trocou as cores. Está linda
hoje (Foto Ricardo Melo Araújo, 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Luiz Cesar de Almeida; Bruno Pionkevicz de Souza; Juliano Cezar Rodrigues;
Ricardo Melo AraújO; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60) |
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A estação original de Portão em 1915. Autor
desconhecido |
Estação de Portão, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido |
Casas da antiga vila ferroviária de Portão, em
16/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Portão, em 16/05/2002. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Para quem não conheceu a estação como era
quando ativa, é difícil estimar: o que dá
para ver é que foi feito um "puxadinho" sobre
a antiga plataforma. Foto Ricardo Melo Araujo em 2008 |
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Atualização:
15.10.2021
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