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Barigüi
Araucária
Passaúna
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1977) |
ARAUCÁRIA
Município de Araucária, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km
134,828 (1936) |
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PR-1168 |
Altitude: 918,000 m |
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Inauguração: 18.11.1891 |
Uso atual: demolida em 1978 |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1962 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade
do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita
do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia
para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Araucária foi aberta em 1891, com a linha que ligava
Curitiba à estação de Serrinha.
"O bairro Estação teve seu nome originado na localização da
estação ferroviária de Araucária, que ali ficava. Meu bisavô Antoni
Zagesky emigrou do Império Austrohúngaro para o Brasil iniciando suas
atividades profissionais então E. F. São Paulo-Rio Grande como mestre
de linha. Ele se aposentou em 1935 com 33 anos de serviço. Meu tio-avô
Teophilo Zagesky era telegrafista, meu avô Pedro Zageski era carpinteiro,
o irmão de minha avó pelo lado paterno era guarda-chaves e a sua casa
era na margem do leito da estrada de ferro; ela ainda existe. Eu moro
nas margens da PR423, rodovia que liga Araucária ao vizinho município
de Campo Largo, a aproximadamente 400 m de onde era a estação. Aliás,
a PR-423 está sobre o leito da extinta ferrovia. Fui testemunha ocular
da demolição da Estação e da retirada dos trilhos. Eu ia a pé para
a escola e passava em frente à casa do chefe da estação. Por muito
tempo vi passar ao lado de minha casa comboios de vagões carregando
gado e também tanques militares do batalhão do Exército vindos de
Ponta Grossa e do norte do Paraná, além dos trens de subúrbio, que
eram composições mistas de carga e passageiros que na época era nosso
único meio de transporte até a capital. A primeira estação de Araucária
era de madeira e foi destruída por um incêndio, e de acordo pelo que
minha mãe, que o presenciou, conta, ela ouviu os estalos das telhas
e foi ver o que estava acontecendo ao cair da tarde, em outubro de
1961. A estação era conjugada à casa do chefe da estação, Sr. Ladir,
que tinha três filhos, um pequeno de berço, um mais velho e outro
de idade intermediária, e a versão corrente da história
foi que sua esposa ao sair para Curitiba teria deixado acesa uma vela.
Esta causou o incêndio, queimando primeiro a cortina e aí se alastrando.
As crianças estavam em casa e, ao verem o principio de incêndio, o
filho mais velho tirou o irmão do berço e orientou o seu mais novo
para sair pelo portão dos fundos, enquanto o chefe da estação, afoito
para tentar salvar os filhos, não percebeu que eles haviam se abrigado
na casa dos vizinhos, os Jacomel; ele entrou na casa em chamas e a
parede lateral desabou sobre ele tirando-lhe a vida. Mais tarde foi
construído um novo prédio para a estação, agora de alvenaria; esta
foi a que foi demolida por volta de 1978. O relatório da Polícia
Técnica, transcrito no relatório da RVPSC de 1962, entretanto,
concluiu que a real causa do incêndio foi um curto-circuito"
(Paulo Sérgio Zageski, Araucária, PR).
A estação de madeira incendiou-se em 1962. Foi substituída
por uma de alvenaria, esta demolida em 1978. "Em 1962 concluiu-se
a nova estação e casa do agente em alvenaria em Araucária*"
(*Relatório da RVPSC para 1962). Foi desativada com
o fim do trem de passageiros para Curitiba, em 1977. Chegou
a atender trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna
dos anos 1950 até o ano de 1977. A estação de
Araucária ficava junto a um trevo da avenida que tem
em seu centro hoje em dia um monumento apelidado de "Parafuso".
Uma praça ao lado desse monumento era onde estava a estação.
Nada restou. No leito da antiga linha, uma avenida.
Nesse ano de 1977, a linha foi substituída pela variante
Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba,
e teve os trilhos retirados no início dos anos 1990. Nessa
variante, uma estação com o mesmo nome foi aberta, Araucária-nova.
ACIMA: Estação de Araucaria (Foto de 1926 sem autor conhecido, atribuída a Arthur Wischral)
(Veja também ARAUCÁRIA-NOVA)
1923
AO LADO: Acidente com morte próximo à
estação (O Estado de S. Paulo, 22/5/1923).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Paulo Sergio Zageski; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1926. Autor desconhecido |
Ao fundo, à direita, a velha estação de
Araucária, em 1935. O local era mesmo rural, totalmente
diferente de hoje... Foto cedida por Paulo Sérgio Zageski |
A primeira estação de Araucária, em 1950.
Foto enviada por Paulo Sérgio Zageski |
A segunda estação de Araucaria, construída
para substituir a incendiada em 1962. Autor desconhecido. Provavelmente
anos 1960 |
A praça, em 25/09/2002, não a que está
em primeiro plano, mas atrás, do outro lado da rua, que
era onde passava a linha, era onde ficava a estação.
Ao fundo, casas da época. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
27.04.2023
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