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Indice de estações
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Boa Viagem
Prazeres
Pontezinha
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Recife ao
São Francisco (1858-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-) |
PRAZERES
Município de Jaboatão, PE |
Linha Sul - km 12 (1960) |
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PE-3298 |
Altitude: 9 m |
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Inauguração: 09.02.1858 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1982 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Prazeres foi inaugurada em 1858.
" Na 1a secção, a qual se estende da cidade
do Recife à vila do Cabo, tem-se feito o serviço com
mais ou menos regularidade desde 10 de fevereiro do ano passado
(1858), em que foi aberto ao trânsito público (...)
Essa mesma parte da linha, porém, não se pode com
rigor considerar terminada, pois que as estações são
todas ainda provisórias, e por diversas razões nem
princípio se deu às definitivas" ( Do relatório
do ministério do Império de 1859).
Como escreveu Jorge de Lima no seu livro Colunga,
de 1943: " As estaçõezinhas vinham vindo ligeiras aos olhos de
Lula. Afogados, Boa Viagem, Prazeres, paisagens diferentes, com
mocambos nos mangues, habitações lacustres do começo da terra, caranguejos,
praias, cajueiros, mangabeiras, cambuim, coco, a Igreja dos Guararapes
do tempo dos holandeses".
Em 1982, dali passou a sair a variante Lacerda-Prazeres,
construída para permitir a passagem de trens cargueiros para
viabilizar o Metrorec, metrô do Recife que começava
a ser construído sobre a linha da antiga E. F. Central de
Pernambuco, ligando a região de Prazeres com a antiga
Parada Lacerda, esta na ligação Coqueiral-Camaragibe,
construída em 1908. A variante cruzava a linha Centro
para atingir a Parada Lacerda. Esta linha eliminou os cargueiros
da futura linha do metrô (a primeira, ou seja, Recife-Jaboatão
e que substituiria os trens de subúrbio que faziam essa linha,
suspensos durante a construção do metrô) e também
permitia a passagem (embora por pouco tempo, pois eles logo acabaram)
dos trens de passageiros de longo percurso que ainda circulavam
nessa época, ligando Recife ao interior pela linha
Centro e pela linha Norte. Os da linha Sul ainda
continuaram a passar por Prazeres mesmo, sem necessitar pegar
a variante, pois dirigiam-se a Maceió.
Nesse mesmo ano de 1982, o prédio da estação foi substituído por um novo (veja caixa abaixo).
É Rodrigo Henrique quem conta, em 2021: "O metrô do Recife foi inaugurado em 1985, porém em sua inauguração contava com apenas duas linhas, uma que ia para a estação de Jaboatão e outra até a rodoviária, esta última foi no início dos anos 2000 e que atualmente chega até a cidade de Camaragibe".
A linha Sul ficou por muito tempo sendo operada por trens a diesel e estações de menor porte. Em 2005 foi inaugurada a linha sul do metrô da estação central até a Imbiribeira.
Não faço ideia se existia operação simultânea entre trens a diesel e TUEs na linha sul, o certo é que em 2009 o metrô já alcançava a estação de Cajueiro Seco, e a estação de Prazeres, que fica antes desta última estação, foi substituída por uma maior, mais moderna e elevada para receber os TUEs, que possuem maior capacidade de transporte de passageiros, e como qualquer sistema de metrô, circulam em linhas isoladas sem passagens de nível.
Paralela à linha sul do metrô existe uma linha para operação de trens de carga, mas esses já não circulam mais em território pernambucano".
Em 2021 passavam por Prazeres os trens metropolitanos de Recife,
seguindo até o Cabo.
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1934
AO LADO: Acidente na estação (
Diario da Manhã, PE, 5/4/1934). |
ACIMA: A estação de Prazeres em nos anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: Em 1982, nova estação em Prazeres (Diario de Pernambuco, 4/6/1982).
ACIMA: Pátio da estação dos
Prazeres (Autor e data desconhecidos).
(Fontes: Rodrigo Henriques; Sindicato dos Metroviários de PE; Guia Geral das
Estgradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A velha estação de Prazeres. Data e autor desconhecidos |
A estação atual de Prazeres. Sindicato dos Metroviários
de PE. Sem data |
A estação de Prazeres, ao fundo. Foto Rodrigo Henrique em 23/7/2021 |
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Atualização:
24.07.2022
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