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Indice de estações
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Estacio Coimbra
Pereira Lima
Barreiros
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tamandaré
(1908-1912)
Great Western (1912-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-c.1975) |
PEREIRA LIMA
Município de Rio Formoso, PE |
Ramal de Barreiros - km 135 (1960) |
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PE-4683 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: 1908 |
Uso atual: desconhecido (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Tamandaré, que partia da estação de
Ribeirão, na linha Sul da RFN desde 1908, foi adquirida pela
Great Western em 1912 e se tornou o ramal de Barreiros, com pouco
mais de 55 km de extensão. Este seguiu operando até
a primeira metade dos anos 1970, quando foi desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pereira Lima foi oficialmente aberta em 1912; porém,
já devia existir, pois esta data é a data de compra
da E. F. do Tamandaré, então pertencente à Companhia
Geral de Melhoramentos de Pernambuco (nota: também há
referências a ela como E. F. Tamandaré a Barra de Jangada,
cujo principal acionista seria o Coronel Joaquim Veríssimo do Rego,
no site www.bndes. gov.br/conhecimento/revista/rev1707.pdf),
à qual pertencia a estação, pela Great Western
Railway. Essa ferrovia tinha pouco mais de 55 km de extensão
e sua compra pela GWB foi autorizada pelo decreto 9.228 de 20/12/1911.
Por ele, a GWB ficava obrigada a respeitar os direitos e interesses
do Estado de Pernambuco decorrentes da ocupação a título
precário, do leito da antiga ferrovia. A E. F. de Tamandaré
existia desde 1908 - o que nos faz presumir que a estação
de Barreiros já existisse desde então. Teria
esta a função (e posteriormente o ramal) de ligar a
linha Sul à Usina Central de Barreiros. que, por sua
vez, tinha a maior ferrovia de usina do País, com 125 km de
linhas e cerca de 41 locomotivas? Porém, temos de lembrar que,
na praia do Gravatá, até meados do século XX, havia um arruado
com casas e armazéns, porto marítimo e um terminal da estrada de ferro
da usina. Se ela já se ligava com um porto próprio,
para que escoar a produção para o norte até Recife?
"Com a desativação do porto e terminal açucareiro, as estruturas
e habitações foram desmontadas, não deixando na área lembranças dos
áureos tempos" (segundo www.museudouna. com.br). Uma
das locomotivas da usina, fechada há muito tempo, está
hoje preservada em Campinas, SP, e funcionando. Ainda há
registros de trens correndo pelo ramal em 1972, mas já não
mais no início de 1976. Em 1987, a ferrovia da usina ainda
estava em funcionamento, segundo Bertrando Bernardino, diretor
do Museu do Una, em São José da Coroa Grande,
município desmembrado de Barreiros em 1964 e onde boa
parte da usina estava localizada. A usina, por sua vez, fechou em
1996. Desconheço a situação da estação
(Estará ainda em pé?) em 2016.
ACIMA: A linha que aparece no mapa, vindo de Cocaú
(ao norte) até entrar no municpio de Barreiros é o ramal
de Barreiros. A estação de Pereira Lima está
ao sul no município de Rio Formoso, muito próxima à
fronteira com Barreiros. A outra linha, a leste, é da ferrovia
da usina. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
volume IV, 1958).
(Fontes: Nicholas Burman; Sergio Romano;
Estevão Pinto: História de uma estrada de ferro no Nordeste,
1949; www.museudouna.com.br; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, volumes IV e XVIII, 1958 www.bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev1707;
www.cprh.pe.gov.br/downloads; Guias Levi, 1932-82; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
03.04.2016
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