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Indice de estações
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Cinco Pontas
Boa Viagem
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Recife ao
São Francisco (1858-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CINCO
PONTAS
Município de Recife, PE |
Linha Sul - km 0 |
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PE-3089 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.02.1858 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cinco Pontas foi inaugurada em 1858. Seu nome derivou do
forte das Cinco Pontas, bem próximo a ele.
"Na
1a secção, a qual se estende da cidade do Recife à
vila do Cabo, tem-se feito o serviço com mais ou menos regularidade
desde 10 de fevereiro do ano passado (1858), em que foi aberto ao
trânsito público (...) Essa mesma parte da linha, porém,
não se pode com rigor considerar terminada, pois que as estações
são todas ainda provisórias, e por diversas razões
nem princípio se deu às definitivas" (Do
relatório do ministério do Império de 1859).
"A estação central fora montada, provisoriamente, na esplanada
das Cinco Pontas, velho fortim holandês, de forma pentagonal - que
também teve o nome de Frederick Hendrik - porquanto era pressuposto
que uma estação de tal ordem deveria ocupar um local mais próximo
do centro da cidade" (Uma Estrada de Ferro do Nordeste,
E. Pinto, 1949).
Com a desativação da estação,
a ferrovia para Maceió (linha Sul) passou a sair
da estação Central, da antiga Central de Pernambuco.
"A velha estação foi, então, demolida. Cinco
Pontas continuou nomeando um depósito da ferrovia. Nos
últimos anos, a "nova" Cinco Pontas, reconstruída, tornou-se
a estação de saída dos trens de suburbio que
seguem para o Cabo.
Não sei por quanto tempo mais a estação funcionou, porém, é certo que ela está desativada desde a inauguração da linha sul do metrô do Recife em 2009, pois, atualmente, para se ir do Recife ao Cabo, é necessário primeiramente tomar um TUE na estação Central e seguir até a estação de Cajueiro Seco e lá tomar um VLT (até 2009 eram locomotivas) para o Cabo.
A estação das Cinco Pontas fica bem ao lado do antes imponente pátio do mesmo nome, onde nos tempos áureos da RFFSA havia grande tráfego de trens que chegavam do interior e ali estacionavam para descarregar as cargas no Porto ou deixá-las nos armazéns para serem distribuídas pela cidade.
Com a decadência do transporte ferroviário e diminuição da importância do porto do Recife frente ao porto de Suape, hoje o pátio das Cinco Pontas encontra-se desativado, com vários vagões e carros de passageiros abandonados pela CFN e apodrecendo ao relento, foi decidido que aquele espaço enorme dará lugar ao projeto "Novo Recife", que inclue a construção de 13 edifícios residenciais, empresariais e, dizem eles, haverá também parques e demais áreas de uso comum.
O que será da estação ninguém sabe, o que é certo é que tudo isso marca o fim definitivo do transporte ferroviário de cargas no estado até que seja finalizada a ferrovia Transnordestina (texto de Rodrigo Henrique em 22/7/2021)".
ACIMA: Mapa do município de Recife nos anos 1950. A linha Recife-Maceió da RFN (linha Sul) parte para o
sul. A linha para Natal, para nordeste no sentido de São Lourenço
da Mata. A linha Centro (ex-Central de Pernambuco) parte para oeste,
para Jaboatão. A ligação Sul liga Tijipió
a Boa Viagem, ou melhor, a linha Centro à Sul. (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
ACIMA:
Trem metropolitano saindo da estação de Cinco Pontas.
Anos 1980? (Sindicato dos Metroviários de PE).
ACIMA: A situação da estação de Cinco Pontas no tráfego ferroviário em 1982 (Diario da Manhã, 30/8/1982).
ACIMA: Vista aérea de Cinco Pontas - sem data e autor.
ACIMA: Outra vista aérea de Cinco Pontas - sem data e autor.
ACIMA: Foto mais em cima - O pátio de Cinco Pontas na época da RFN; ABAIXO DESTA: O pátio nos tempos da RFFSA; ABAIXO DAQUELA: Projeto (ainda não implantado) para o pátio já modificado para fins particulares (datas exatas desconhecidas. Autores desconhecidos. Cessão: Todrigo Henrique, julho de 2021).
(Fontes: Coaraci Camargo; Daniel Gentili; Ministério
do Império: Relatório, 1859; www.brasilchannel.com.br/capitais/index.asp;
Eduardo Cortes e Cláudia Maria Rodrigues de Lima: Da Great Western
ao Metrô do Recife, 2005; Sindicato dos Metroviários
de PE; E. Pinto: Uma Estrada de Ferro do Nordeste, 1949;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
IV, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-82; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Parte da estação de Cinco Pontas, no início
do século XX. Autor desconhecido |
A estação de Cinco Pontas "nova", reconstruída para os trens de suburbio para o Cabo (Foto Rodrigo Henrique em 23/7/2021)
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A estação de Cinco Pontas "nova", reconstruída para os trens de suburbio para o Cabo (Foto Rodrigo Henrique em 23/7/2021) |
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Atualização:
01.05.2023
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