|
|
Indice de estações
...
Boa Sorte
Catende
Jaqueira
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Recife ao
São Francisco (1882-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATENDE
Município de Catende, PE |
Linha Sul - km 142 (1960) |
|
PE-3275 |
Altitude: 153 m |
|
Inauguração: 02.12.1882 |
Uso atual: moradia (2006) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Catende foi inaugurada em 1882. Foi ponta de linha da E.
F. Recife ao São Francisco por dois anos. Demorou 20 anos para que o trecho entre esta estação e a de Palmares fosse entregue pronto.
Estava ao lado da usina de Catende, uma das grandes usinas
de Pernambuco, fundada em 1890. Esta usina trocou de donos diversas
vezes, até que, no final dos anos 1920, era a maior usina de
açúcar do Brasil. Nesta época, possuía 43 propriedades
agrícolas, uma via férrea própria com 140 quilômetros, 11 locomotivas
e 266 vagões.
A música Trem de Alagoas, de Ascenso Ferreira,
diz: "O sino bate, o condutor apita o apito, Solta o trem
de ferro um grito, põe-se logo a caminhar… - Vou danado pra Catende,
vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade de chegar...
Mergulham mocambos, nos mangues molhados, moleques, mulatos, vêm vê-lo
passar. Adeus ! - Adeus ! Mangueiras, coqueiros, cajueiros em flor,
cajueiros com frutos já bons de chupar... - Adeus morena do cabelo
cacheado ! Mangabas maduras, mamões amarelos, mamões amarelos, que
amostram molengos as mamas macias pra a gente mamar - Vou danado pra
Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade
de chegar... Na boca da mata ha furnas incríveis que em coisas terríveis
nos fazem pensar: - Ali dorme o Pai-da-Mata - Ali é a casa das caiporas
- Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende
com vontade de chegar... Meu Deus ! Já deixamos a praia tão longe…
No entanto avistamos bem perto outro mar... Danou-se ! Se move, se
arqueia, faz onda... Que nada ! É um partido já bom de cortar... -
Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende
com vontade de chegar... Cana caiana, cana rôxa, cana fita, cada qual
a mais bonita, todas boas de chupar... - Adeus morena do cabelo cacheado
! - Ali dorme o Pai-da-Matta ! - Ali é a casa das caiporas - Vou danado
pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade
de chegar..."
Charles Small, americano que estava a serviço do seu país
no Nordeste brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, visitou a
usina e desceu na estação, vindo do Recife, em
1942. Daí duas das fotos abaixo.
Atualmente, a usina é controlada pelos próprios funcionários,
que assumiram o controle da massa falida da usina após um acordo,
depois das dificuldades financeiras pelas quais passou a usina nos
anos 1990.
Quanto à estação, virou moradia e em 2006 estava
em mau estado, ocupada por moradores, há muito lixo, sem nenhuma limpeza.
1887
AO LADO: Anuncio de abertura da estação de Garanhuns com histórico das estações de Catende, Palmares e São Benedito - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEGRALMENTE ( Diário de Pernambuco, 29/09/1887). |
|
ACIMA: Locomotiva da ferrovia da Usina Catende, anos
1930. (Autor desconhecido).
ACIMA: Locomotiva do tipo Mogul construída pela North British Locomotive Company de Glasgow, Escócia.
Na ocasião estava estacionada na esplanada da estação de Catende em Pernambuco na década de 1940, durante os últimos anos da GWBR (Great Western of Brazil Railway). Este modelo fazia o trânsito de trens tanto de passageiros, quanto de cargas e em trens mistos (Cessão Jonatas Rodrigues
ACIMA: Locomotiva do tipo Mogul, também em Catende nos anos 1940 (Cessão Jonaas Rodrigues).
ACIMA: A mesma locomotiva? (Foto possivelmente
dos anos 1990, por Maria Lemos Lins).
(Fontes: Hélio Ribeiro; Maria Lemos Lins; C.
H. Hahmann e Charles Small: Brazilian Steam Album IV, North and South,
1990; ANDRADE, Manuel Correia de: História das usinas de açúcar de
Pernambuco. Ed. Massangana, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Catende, em 1942. Ao fundo, uma das
chaminés da usina. Foto Charles Small
|
Usina de Catende em 1942. Foto Charles Small |
A estação em 2003. Foto Hélio Ribeiro |
A estação em 2003. Foto Hélio Ribeiro |
A estação em 2003. Foto Hélio Ribeiro |
A estação em 07/2012. Foto Catende - Foto Projeto E. F. em Pernambuco/FB |
|
|
|
|
Atualização:
29.08.2021
|
|