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Indice
de estações
... Engenho Central
Santa Rita Várzea Nova
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Ramal de Cabedelo, entre as estações de Cabedelo a Santa Rita, em 2018. O ramal original prolongava-se até a estação de Paula Cavalcanti, quatro paradas à frente.
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-) |
SANTA
RITA Município
de Santa Rita, PB |
Ramal de
Cabedelo - km 203 (1960) |
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PB-3584 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.09.1883 |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de
Cabedelo foi aberto em 1883 ligando a estação de Entroncamento
(hoje Paula Cavalcânti) à Paraíba, nome então
da capital do Estado, que em 1930 passou a se chamar João Pessoa.
Somente em 1889 o ramal chegou a seu destino final, o porto de Cabedelo.
Hoje, apenas parte desse ramal (Santa Rita-Cabedelo) serve
aos trens metropolitanos da CBTU, não existindo, desde meados dos anos
1970, os trens de passageiros de longa distância que ligavam
João Pessoa a Recife, Campina Grande e Natal. Os atuais trens de subúrbios que servem o trecho foram interrompidos em 1966 e retomados apenas em 1982. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Santa Rita
foi inaugurada em 1883 pela Conde D'Eu Railway Company Limited.
O município de Santa Rita se destaca principalmente no cultivo e comercialização de
cana-de-açúcar, produto este fundamental para a economia paraibana
no século XIX e XX, quando a ferrovia teve maior destaque no município.
Atualmente existem várias usinas de transformação da cana-de-açúcar
em álcool, mas infelizmente cargueiros não passam mais pelo município.
A estação ferroviária de Santa Rita em 2022 é estação de passageiros a linha Cabedelo-Santa Rita, através da
CBTU, como estação terminal. É uma estação de construção
moderna, simples, com telhas de amianto, nada tendo a ver com a
antiga estação dos trens de longo percurso.
ACIMA: No município de Santa Rita, neste
mapa dos anos 1950, linhas de usinas (ao norte da linha mais escura,
da RFN) aparecem em ambas as margens do rio Paraíba. A estação
parece estar na zona urbana (hoje é a estação
terminal do trem metropolitano da CBTU). As linhas de usinas desapareceram
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV,
1958).
ACIMA: Estação de Santa Rita em 22/11/2022 (Foto Silvio Rizzo).
ACIMA: Pátio da estação de Santa Rita em 22/11/2022 (Foto Silvio Rizzo).
(Fontes:
Silvio Rizzo, 2022; Coaraci Camargo, 2005; Jônatas Rodrigues; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Estudo
Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, Cyro Deocleciano R.
Pessoa Jr., 1886) |
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A estação de Santa Rita, a antiga, provavelmente anos 1950 (Autor desconhecido)
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A estação da CBTU em 14/4/2005. Foto Coaraci Camargo |
A estação da CBTU em 2005. Foto do site da CBTU |
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Atualização:
05.01.2023
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