|
|
E. F. Conde D'Eu
(1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SAPÉ
Município de Sapé, PB |
Linha Norte - km 124 (1960) |
|
PB-3534 |
Altitude: 124 m |
|
Inauguração: 07.09.1883 |
Uso atual: demolida em 2008 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife,
a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sapé foi inaugurada em 1883, no primeiro trecho aberto
pela E. F. Conde D'Eu.
O atual município de Sapé, criado em 1925, começou a existir
a partir da abertura da estação ferroviária em
1883, construída nas proximidades da fazenda Monteiro, lançando as
bases da futura cidade. A estação foi, portanto, o marco inicial da
povoação, que recebeu o nome por causa da presença abundante
de uma gramínea característica da região.
A estação foi desativada nos anos 1990 e demolida em
2008.
ACIMA: Grande enchente em 1936 parou a ferrovia paraibana. Pelo menos nestas quatro cidades ouve inundações - CLIQUE SOBRE O TEXTO ACIMA PARA OBTER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio do Estado, 3/7/1936)
ACIMA: Trilhos (à direita) passam na rua junto às
casas em Sapé, em 1922. (Revista Illustração
Brasileira, setembro de 1922).
ACIMA: A estação
nos anos 1950 (cessão Jonatas Rodrigues).
ABAIXO: Trem em Sapé,
provavelmente anos 1970. Seria a fotografia do último trem
de passageiros passando por ali? (Autor desconhecido).
(Fontes: Jônatas Rodrigues; Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil,
1886; Illustração Brasileira, 1922; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Sapé por volta de 1950. Autor
desconhecido, cessão Jônatas Rodrigues |
A estação de Sapé, foto sem data. Cessão
Jônatas Rodrigues |
Demolição da estação em 2008. Autor
desconhecido |
Desenho da estação, feito por Jonatas Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.10.2019
|
|