HISTORICO
DA LINHA: O ramal de Cabedelo foi aberto em 1883 ligando a estação
de Entroncamento (hoje Paula Cavalcânti) à Paraíba,
nome então da capital do Estado, que em 1930 passou a se chamar
João Pessoa. Somente em 1889 o ramal chegou a seu destino final,
o porto de Cabedelo. Hoje (2006), apenas parte desse ramal (Santa
Rita-Cabedelo) serve aos trens metropolitanos da CBTU, não
existindo, desde os anos 1970, os trens de passageiros de longa distância
que ligavam João Pessoa a Recife, Campina Grande e Natal. |
A ESTAÇÃO: A estação de Reis foi
inaugurada em 1883 pela Conde D'Eu Railway Company Limited. Próxima
a diversas usinas da região, como a Santa Rita, a São João,
a Usina Santana e a Santa Helena, era uma das estações de embarque dos materiais
que iam para elas ou que seguiam delas para outras regiões
(açúcar e álcool).
O prédio da estação
estava ainda de pé em 2006 e totalmente abandonado. Os trens
da CBTU que saem de Cabedelo não chegam até
a estação de Reis, embora esta esteja no ramal.
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1934
AO LADO: O trem da EFS e o correio não se acertam hos horários
(O Estado de S. Paulo, 23/10/1934). |
ACIMA: Mapa do município de Cruz do Espirito
Santo, nos anos 1950. A estação de Reis aparece na
divisa do município, no ramal de Cabedelo, que corre para
leste. Próximo a ele, ao norte, linhas de usinas. De quais
delas? Vêem-se pelo menos duas linhas e mais pequenos ramais.
No sentido sul-norte, a linha Recife-Natal.
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV,
1958).
(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guias Levi, 1932-84;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. IV, 1958; Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil,
Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886)
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