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Rede
Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997) |
JOÃO
LEITE (antiga ESTACA ZERO) Município
de Assunção, PB |
Ramal de
Campina Grande - km 324 (1960) |
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PB-3618 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1958 |
Uso atual: restos de ruínas (2021) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA:O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Estaca Zero foi inaugurada em 1958
na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande.
Teria sido em Estaca Zero o início das obras do prolongamento
Campina Grande-Patos, daí o nome? Este é apenas
um palpite deste autor. Nos anos 1960, seu nome foi alterado para
João Leite.
Atualmente o município onde fica a estação
tem o nome de Assunção. "Estive lá há
pouco tempo atrás e observei que a Estação de João Leite, no ramal
da Paraíba, ainda ostenta em suas paredes o nome de Estaca Zero"
(Adriano Perazzo, 11/2006).
Porém, um ano depois, Adriano
Perazzo manda fotografias mostrando a estação já totalmente
demolida e sem vestígios, mesmo da plataforma.
Em 2021, a estação ficava em um zona rural a cerca de 1 km de distância do atual centro comercial e administrativo da cidade de Assunção. Da estação já demolida restava apenas a plataforma e pequenos pedaços das paredes da estação e das casas de turma; havia escombros jogados no local e também estruturas do que foram casas que compunham a antiga vila ferroviária e que se encontravam igualmente em ruínas.
"Estava numa viagem a trabalho e precisei passar pela cidade de Assunção e embora esse ano eu tenha feito uma visita à estação, ao passar novamente pelos arredores algo me chamou atenção.Retornei para o local do pátio da estação e curiosamente todo o matagal que cobria o que sobrou da plataforma foi removido deixando a estrutura da mesma visível, os trilhos em frente a plataforma sumiram e mais a frente encontrei o que parecem ser os dormentes empilhados ao relento. Fica o questionamento : seria roubo de trilhos , reforma da linha ou alguma obra de restauração ou erradicação feita pela prefeitura da cidade? (Rodrigo Henrique, 5/10/2021)".
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Local da antiga estação de João Leite,
em 12/2007. Foto Adriano Perazzo |
Local da antiga estação de João Leite,
em 12/2007. Foto Adriano Perazzo |
Em 19/5/2021, ainda se viam alguns pedaços das paredes da estação. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
16.10.2021
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