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Indice de estações
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Poço
Cabedelo
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Ramal de Cabedelo, entre as estações de Cabedelo a Santa Rita, em 2018. O ramal original prolongava-se até a estação de Paula Cavalcanti, quatro paradas à frente.
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Conde D'Eu
(1889-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997- ) |
CABEDELO
Município de Cabedelo, PB |
Ramal de Cabedelo - km 235 (1960) |
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PB-3573 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 25.03.1889 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos
da CBTU |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Cabedelo foi aberto em 1883 ligando a estação de Entroncamento
(hoje Paula Cavalcânti) à Paraíba, nome então
da capital do Estado, que em 1930 passou a se chamar João Pessoa.
Somente em 1889 o ramal chegou a seu destino final, o porto de Cabedelo.
Hoje, apenas parte desse ramal (Santa Rita-Cabedelo) serve
aos trens metropolitanos da CBTU, não existindo, desde meados dos anos
1970, os trens de passageiros de longa distância que ligavam
João Pessoa a Recife, Campina Grande e Natal. Os atuais trens de subúrbios que servem o trecho foram interrompidos em 1966 e retomados apenas em 1982. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Cabedelo foi inaugurada em 1889 pela Conde D'Eu Railway
Company Limited.
O trecho da Capital, então chamada de Paraíba,
ao porto de Cabedelo foi bastante controverso, pois alguns não queriam a instalação da estação
ali, pois isso impossibilitaria o maior tráfego no porto do Capim,
na Capital (ver caixa abaixo, de 1883).
Mas com a criação do porto de Cabedelo em 1886,
sendo este maior que o do Capim, houve a tendência de um maior
escoamento dos produtos paraibanos para o novo porto. Devido à disputa entre o Capim e Cabedelo, houve uma
maior demora em concluir a ligação Paraíba-Cabedelo,
numa extensão de apenas 18 km.
Atualmente, existe um único trecho
de tráfego de passageiros no Estado, ligando a região metropolitana
de João Pessoa ao porto de Cabedelo. A estação atende
os trens metropolitanos da Paraíba como ponto final. É
uma das poucas estações do ramal que ainda mantém
o estilo do tempo em que atendia a trens de longo percurso (não
é, entretanto, a estação original de 1889).
Saindo da estação, ainda existe um ramal que servia para que os cargueiros que chegassem na estação pudessem seguir até o porto, mas o seu estado indica que já não é usado há décadas (ver caixa abaixo, de 2021).
ACIMA: Em 1883, a Assmbleia da Provincia da Parahyba do Norte não queria unir a Capital com o porto de Cabedelo para dar preferencia a outro porto, o do Capim, que já funcionava com bastante carga nesta época e, aparentemente, também dar preferencia ao prolongamento da ferrovia para o interior (A Provincia de S. Paulo, 18/10/1883).
ACIMA: Regulamento de descarga do porto de Cabedelo
poucos meses após a inauguração da estação
no porto, em 1889. CLIQUE NA FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Gazeta do Sertão, 2/8/1889).
ACIMA: Em 1906, jornalistas posando na plataforma
da velha estação de Cabedelo (O Malho, 25/8/1906).
ACIMA: Ramal que sai da estação de Cabedelo em 2021, não mais utilizado (Foto Rodrigo Henrique em 29/07/2021).
(Fontes: Silvio Rizzo, 2022; Rodrigo Henrique Jônatas Rodrigues; Gazeta do Sertão,
1889; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação, sem data (anos 1980?) Autor desconhecido |
Pátio de Cabedelo, em 2005. Foto de autor desconhecido |
Estação de Cabedelo, em 2005. Foto do site da
CBTU |
Estação de Cabedelo, em 2005. Foto do site da
CBTU |
A estação em 28/07/2021. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
05.01.2023
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