A ESTAÇÃO: A estação
de Bananeiras foi inaugurada em 1925 pela Great Western, como
ponta de linha do ramal de Bananeiras. A estrada na época
se chamava E. F. Independência ao Picuhy, e deveria ligar
a estação de Independência (hoje Guarabira),
saindo pela estação de Itamataí, na
linha Norte da Great Western, à loclidade de Picuhy.
A reportagem do Diário de Pernambuco de 1 de novembro de 1922 traz a viagem inaugural do trecho concluído de Borborema até a parada de "Bocca do Tunel", realizada em 20 de outubro de 1922. Pois bem, fora construída uma parada provisória um pouco antes da boca do túnel da Serra da Viração que ainda estava em construção. Naquela data o então Presidente do Estado, o Dr. Solón de Lucena, entregou o trecho pronto realizando este importante ato inaugural.
A estação fora construída em 1922, porém, só após a conclusão total do referido túnel em julho de 1923, somente em 28 de novembro do mesmo ano ocorreu a passagem do primeiro trem no sentido da estação daquela cidade, isto de forma provisória.
Depois das grandes cheias de fevereiro de 1924, quando foi destruída a grande ponte de Cobé sobre o Rio Paraíba próximo a estação de mesmo nome, o tráfego ferroviário ficou interrompido no trecho entre Cobé e o Rio Grande do Norte, até a construção de uma ponte provisória de madeira sobre o rio Paraíba, o que durou alguns meses. Em novembro de 1924 o primeiro trem de passageiros, também em caráter apenas provisório chegou à estação.
Somente em 30 de julho de 1925 a estação de Bananeiras foi aberta para o tráfego oficialmente, antes desta data tinha sido em caráter provisório.
Dali, entretanto, o ramal não passou, nunca chegou ao Picuhy.
"Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo
do Nordeste. Em 1852, o café de Bananeiras rivalizava em qualidade
e aceitação com o de São Paulo. Aqui, produzia-se um milhão de sacas
ao ano. O transporte era precário. Fazer o produto chegar aos principais
centros consumidores se constituía em ato de heroismo. O trem
só chegaria 72 anos depois. Os casarões que ainda existem no centro
das áreas urbana e rural são resultado da opulência vivida pela aristocracia
rural. O dinheiro do café permitia a construção de palacetes, com
ladrilhos importados. O fausto do café acabou em 1923, com a praga
Cerococus paraibensis que contaminou as plantações.
A cana-de-açúcar, o fumo, o arroz e, posteriormente, o sisal, passaram
a figurar como produtos estratégicos da economia regional. O trem
chegou a Bananeiras em 22 de setembro de 1922, após a construção do
túnel da Serra da Viração, no governo de Solon de Lucena, um ilustre
filho da terra. Este homem dizia que 'o trem chegaria a Bananeiras
nem que fosse por baixo da terra'. Profecia? Quase. A tecnologia anglo-brasileira
teve de perfurar um túnel de 202 m, na pedra maciça, para que o trem
atingisse Bananeiras, após passar pela vila de Camucá, a atual Borborema.
A linha férrea foi desativada em 1967. A antiga estação de trens foi
transformada no Hotel Pousada do Brejo. Não houve modificação arquitetônica
externa" (www.bananeiras. pb.gov.br).
Ou seja, o trem chegou exatamente quando o café foi dizimado.
Em 18/04/1970, o ramal foi suprimido pela RFFSA.
1922
AO LADO: Embora conste como tendo sido
em 1922 a inauguração da estação
de Bananeiras e do trecho, este artigo de 1922 - três
anos antes - mostra que o episódio não foi bem
assim... teria apenas o trecho sido inaugurado em 1922 mas
a circulação de trens apenas se dado em 1925?
(Diario de Pernambuco, 1/11/1922).
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1923
AO LADO:Primeiro trem em Bananeiras
em 1923? Mas não havia sidoinaugurada em 1922? Em 1922
havia sido somente para inglês ver? (Diario de Pernambuco,
11/2/1923).
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ACIMA: Pátio ainda sem operação, antes da inauguração oficial, c. 1924 (Do documentário "Sob o Céu Nordestino" de Walfredo Rodriguez de 1929)
ACIMA: Estação de Bananeiras no
dia de sua inauguração em 1925 (www.ramalholeite.com.br).
ACIMA: Vista da cidade e da estação (ao centro)
nos anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação virou hotel e
café em Bananeiras. Nesta cena noturna, ficou bonita (Sem data. Foto
do site www.bananeiras.pb.gov.br).
ACIMA: Visões da antiga vila ferroviária de Bananeiras, muitíssimo
bem conservada em fevereiro de 2012: interior da ex-estação,
armazém, lateral da estação e casas da vila ferroviária (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR). (Fotos
Jonatas Rodrigues)
ACIMA: Tunel do ramal próximo èstação de Bananeiras (Foto Geraldo Langovsky
em 2017)
(Fontes: Horácio
Fonseca; Jonatas Rodrigues; www.ramalholeite.com.br; www.bananeiras.
pb.gov.br; Illustração Brasileira, 1922; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |