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Analândia
Oliveiras
Estrella
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ramal de Analândia-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Rio-Clarense
(1884-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1940) |
OLIVEIRAS
Município de Analândia, SP |
Ramal de Analândia - km 43,526
Linha-tronco métrica - km 43,526 |
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SP-0739 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.10.1884 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto
pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal,
de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro
Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que
ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e que foi renomeada
como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para
a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando
somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação
original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação
de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início,
em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada
a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se
tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho
entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar
em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos,
logo a seguir, retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Oliveiras foi inaugurada pela Rioclarense em 1884 e adquirida
pela Cia. Paulista em 1892.
Entre ela e a estação de Estrella, o trecho
era possivelmente o pior de toda a linha da Rioclarense.
Em 1912,
a Cia. Paulista começou as obras para melhorar o traçado entre Rio Claro e São Carlos,
que foram entregues em 1916 e reduziram as curvas de um total de trinta
e duas para apenas cinco. O trecho onde estava Oliveiras, construído em 1884, foi mantido até 1941 como um ramal.
Oliveiras foi desativada em agosto
de 1940, quando o trecho entre Analândia e Visconde do Rio
Claro, remanescente ainda da linha-tronco original da Rio-Clarense,
foi suprimido, e os trilhos, retirados.
Em outubro de 1940, ela foi
demolida (*RCP-1941).
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1886
AO LADO: Geada forte na estação de Oliveiras e em outras da região. (O Estado de S. Paulo, 13/5/1886). |
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1888
AO LADO: Morte na estação de Oliveiras (O Estado de S. Paulo, 20/9/1888). |
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1893
AO LADO: Acidente entre as estações de Motuca e de Visconde do Rio Claro-velha (no texto saiu como Visconde do Rio Branco). O posto de Estrella ainda não existia (O Estado de S. Paulo, 23/2/1893). |
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1894
AO LADO: Em 1894 havia uma casa de negocios, o que significa que havia construções, além da estação em si. Mais de cem anos depois, em 1998, já não havia absolutamente nada ali, a não ser cana de açúcar (O Estado de S. Paulo, 17/5/1894). |
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A estação de Oliveiras, com o Cuzcuzeiro
ao fundo. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista |
Em 06/1998: por aqui ficava a estação de Oliveiras...
Foto Nei Galvão da Silva |
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Atualização:
28.02.2021
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