|
|
E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
MANUEL
FEIO
Município de Itaquaquecetuba, SP |
Variante de Poá - km 473,371
(1960) |
|
SP-1535 |
Altitude: 735 m |
|
Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos em reforma (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1970 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve
a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934,
depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado
mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha
original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí
sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na
Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo,
foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos
de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo,
embora com os piores trens. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Manuel Feio foi inaugurada em 1926, mas aberta ao tráfego
somente em 1934, com a abertura da linha. Seu nome é um mistério: existiu na Central um engenheiro de nome Renato Feio, mas Manuel seria outra pessoa, não identificada por mim ou outros até hoje.
A estação ganhou um prédio novo nos anos 1970.
Nessa estação se entronca a linha da variante do
Parateí, desde 1952.
"Manuel Feio hoje é o patio de entrada de todos os trens da
MRS para a capital paulista, provindos de Minas e do Rio, e onde também
fica o acesso a Paranapiacaba pela variante de Poá e pela alça
de Suzano" (Mateus Rodrigues, 10/2007).
Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM. Em agosto de 2023 a estação estava em reformas, onde se instalava um novo piso de granito e se complementava uma nova cobertura, num investimento de três milhões de reais.
|
1926
AO LADO: Falta de vagões na
Variante de Poá (O Estado de S. Paulo, 15/8/1926).
|
ACIMA: Estação de Manuel Feio em agosto de 2023 (foto Pedro Moro).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009; Pedro Moro, 2023; William Gimenez; Ricardo Corte, 2001; Mateus Rodrigues, 2007; O Estado de S. Paulo, 1926; Revista Ferroviaria, 2023). |
|
|
|
Estação de Manuel Feio em 1951. Notem o prédio minúsculo. Revista Brasil Constrói |
Plataforma da estação, anos 1990. Foto cedida por
William Gimenez |
Fachada da estação em 12/2001. Foto Ricardo Corte |
Pátio da estação em 20/10/2007. Foto Mateus
Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.09.2023
|
|