Americaninha (Tatuí, SP) |
Americaninha
Em 1912, por onde passava a antiga linha do ramal de Itararé da então E. F. Sorocabana desde o ano de 1888, foi inaugurada uma estação ferroviária de nome Americana. A vila, hoje chamada de Americaninha, teria se formado ao seu redor. Durou pouco a estação, pois em 1928 o ramal passou a se iniciar em Santo Antonio (hoje Iperó) e a linha que então vinha de Boituva foi desativada. A vila continuou ali, em redor da estação e a nova estação foi constrruída com o mesmo nome (Americana-nova) pouco mais ao sul. Em 1948, esta estação passou a se chamar Guilherme Wendell. Nenhuma das duas existe hoje; foram demolidas, inclusive as plataformas. Mas a vila continua, mantendo suas antigas tradições. Ralph M. Giesbrecht, novembro
de 2002 |
O mapa, de 1928, mostra a região entre Boituva e Tatuí (esta, no canto esquerdo inferior do mapa). Ainda aparecem as duas linhas do ramal de Itararé: a que estava sendo desativada naquele ano, vinda de Boituva e na qual aparecia a estação de Americana, e a nova, vinda de Itararé, com outra estação com o mesmo nome (ao sul da antiga). A vila continuou sendo em volta da estação antiga, enaquanto a estação nova, mais tarde chamada de Guilherme Wendell, ficou isolada. (IHG-SP, 1928) As fotos abaixo são de Adriano Martins, de Osasco, SP, em 2002 Antigas casas da vila são mostradas acima Os cantadores de Americaninha O fogão a lenha ainda funciona em Americaninha A antiga usina de Santa Adélia hoje já não funciona em 2002, mas funcionava antes, como se vê nesta foto de 1947 (foto da direita) Clique aqui para ver mais sobre as estações ferroviárias de Americaninha e de Guilherme Wendell |