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Iracema
Júlio Pontes
Sertãozinho-nova
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1963
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ram. de Sertãozinho-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JÚLIO
PONTES
Município de Sertãozinho, SP |
Ramal de Sertãozinho - km 18,886 |
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SP-2167 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.07.1910 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Sertãozinho foi aberto em 11/08/1899, ligando a estação de Barracão,
em Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana, à cidade de Sertãozinho.
Sete anos depois, em 1906, o ramal foi prolongado até a fazenda do
cel. Francisco Schmidt, em Vassoural. Com isso, em 25/11/1906, foi
concluído o trecho que iria até Vassoural, onde estava a usina, onde
foi inaugurada uma estação com o seu nome. Em 1914, o ramal foi prolongado
até a estação de Pontal, da Paulista, onde se interligaria com as
suas linhas. Em 1964, o ramal passou a sair da estação de Ribeirão
Preto-nova, e Barracão passou a integrar o próprio ramal. Em 1970,
a Mogiana assumiu o tráfego do trecho unido ao da Paulista, Pontal-Pssagem,
e em 1971, com a criação da Fepasa, o acordo perdeu a razão de ser.
Até 1976, correram trens de passageiros no trecho, quando foram suprimidos.
Hoje o ramal está abandonado, com promessas de reativação nunca cumpridas
pela atual concessionária do trecho, a Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Julio Pontes foi inaugurada em 1910.
O jornal O Diário
da Manhã, de Ribeirão Preto, de 14/07/1910, publicava o
seguinte anúncio: "Companhia Mogyana - Faço publico que
no dia 10 do corrente serão abertas ao trafego publico de passageiros,
mercadorias e para serviços telegraphicos as estações de (...) Julio Pontes, no kilometro
21 do ramal de Sertãozinho. Campinas, 8 de julho de 1910. José Pereira
Rebouças - Inspetor Geral".
A Mogiana, anos depois, em seus
relatórios publicou a data de 18 de julho como sendo o da abertura do ramal.
A estação foi demolida antes de 1986.
ACIMA: Esquema do pátio de Julio Pontes em novembro
de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
Julio, de Ribeirão Preto, em 2023, diz que
o trajeto inicial do ramal era saindo da estação Barracão, seguia pela Av. Rio Pardo passando por trás da Coca Cola e seguindo em frente onde hoje há uma comunidade construída em cima dos trilhos e depois seguindo para o Bairro Monte Alegre, passando pelo terreno da USP onde cruzava a Rodovia Alexandre Balbo. Daí, seguia para Sertãozinho, passando pelas estações de Iracema e de Julio Pontes.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1910 a 1976. Na foto à esquerda, uma litorina está
na estação de Pontal, terminal do ramal. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Caio Bourg; Júlio_; Acervo Museu da Companhia Paulista,
Jundiaí; O Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1910; Cia. Mogiana:
relatórios oficiais, 1890-1969; Cia. Mogiana: listagem oficial
de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
01.09.2023
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