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E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
ITAIM
Município de São Paulo, SP |
Variante de Poá - km 477,444 (1960) |
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SP-2131 |
Altitude: 737 m |
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Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2008 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve a construção
iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934, depois
de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado mais
suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha original
que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí sua construção.
Começava na estação de Calmon Viana e terminava na Sexta Parada (Eng.
Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo, foi se transformando
em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos de hoje, e
é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo, embora com
os piores trens. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Itaim foi inaugurada oficialmente, como as outras do ramal,
em 1926, funcionou por poucos meses e mas voltou a ser aberta ao tráfego em 1/1/1934.
Antes mesmo
de a estação ser aberta, mais precisamente
em 7/7/1925, o IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico)
pediu a mudança do nome da ainda projetada estação,
de Itahym para Biacica: "a denominação de Itahim
é imprópria, pois o ribeiro com este nome fica bastante distanciado
do lugar em questão, ao passo que Biacica é nome já consagrado pelo
uso e pelo tempo" (Jesus Matias de Melo: Itaim Paulista,
São Paulo, 2004). Biacica era o nome de uma capela - qua ainda
existe - muito antiga e que ficava mais próxima à estação
do que o tal córrego, que não era o atual córrego
Itaim, mas sim um afluente do rio Guaió, mais distante. Enfim
- a mudança não foi feita.
O fato é que nem um vilarejo
já existia por ali. Mesmo a inauguração da Estrada de Rodagem São
Paulo-Jacarehy, em 1922, e a Variante da Central do Brasil, esta
em 1934, não estimularam, a princípio, o crescimento populacional
do bairro.
Somente em 1940, com a inauguração oficial da Cia. Nitro
Química, em São Miguel, e em 1941, da Celosul, em Ermelino
Matarazzo, e portanto a possibilidade de empregos fáceis nas duas
indústrias, além do preço baixo dos imóveis, começou a nascer o interesse
pelo bairro.
A estação recebeu em 01/03/1962 o último
trem a vapor da linha, que fez o percurso Roosevelt-Itaim.
Em 6/3/1979, um novo prédio
foi inaugurado para a estação do Itaim (Revista Ferrovia
no.65, 1979).
Ela atende hoje à linha metropolitana com os trens
mais antigos do sistema. Em 2006, o prédio foi demolido e outro
estava sendo construído. A estação funcionou
em plataforma provisória até que, em 24 de maio de 2008,
foi aberto o novo prédio que a substituiu pela segunda vez.
ACIMA:
Em 1942, o anúncio acima jé seria um reflexo da recente
abertura das fábricas no bairro, como a Nitro-Química
e a Celosul. Pelas características, no entanto, a região
tornar-se-ia por algum tempo refúgio de lazer para paulistanos
(Folha da Manhã, 22/7/1942).
ACIMA: Loteamento do Parque Santo Amelia , anuncio de 1951. Como soi acontecer, os terrenos não eram tão próximos à estação do Itaim Paulista, bem como da estação de Manuel Feio, esta já em Itaquaquecetuba. e nem o centro da cidade (Sé) estava à vista dos pretendentes de qualquer terreno ali... - CLIQUE SOBRE O ANUNCIO PARA VE-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 25/3/1951).
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1956
AO LADO: Acidente na estação do Itaim . (O Estado de S. Paulo, 16/08/1956). |
ACIMA: Estação do Itaim, anos 1960 (Autor
desconhecido).
ACIMA: No centro da fotografia,
um pouco à direita, a velha estação do Itaim
aparece, ainda de pé, esperando a demolição,
em 1978. Obras em volta mostram a construção da nova,
que seria aberta no ano seguinte. Hoje (maio de 2008), o prédio
que estava sendo construído nessa fotografia também
já foi demolido e substituído por um novo (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel
Gentili; Leonel Fraga de Oliveira; Jorge Ferreira; Ricardo da Corte;
William Gimenez; Jesus Matias de Melo: Itaim Paulista, São
Paulo, 2004; EFCB: relatório anual, 1926; Revista Ferrovia,
1979; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação original do Itaim nos anos 1920, quando
estava inaugurada mas não funcionava. Foto de relatório
da EFCB, cedida por Jorge Ferreira |
A estação do Itaim, em 1962, no dia em que circulou
o último trem a vapor nos subúrbios. Notar que
já existia uma cobertura de plataforma de concreto. Foto
cedida por Ricardo da Corte |
A estação do Itaim, no dia da inauguração
do novo prédio, em 6/3/1979. Foto revista Ferrovia
no. 65, 1979 |
Estação de Itaim, anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
Estação novíssima do Itaim, em maio de
2008, já inaugurada. Foto Leonel Fraga de Oliveira |
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Atualização:
14.03.2022
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