|
|
CPTM (1998-) |
ANTONIO GIANETTI
(antiga LAGEADO e GIANETTI)
Município de Ferraz de Vasconcelos,
SP |
Ramal de São Paulo - km
|
|
SP-1961 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 10.01.1998 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1998 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta pela CPTM, com o nome de Lageado, em 1998. Mudou
para Gianetti em 19/08/1998. Logo depois, o nome mudou para Antonio Gianetti.
Em outubro de 2009, a CPTM colocou grades no lugar dos muros na região
próxima à estação.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000; Robson
Souza; William Gimenez, 1998; Riam_, 2009; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Lajeado no início de operação
(1998). Foto cedida por William Gimenez |
A estação em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em março de 2007. Foto Robson
Souza |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.02.2021
|
|