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E. F. Vitória
a Minas (1932- ) |
DESEMBARGADOR
DRUMMOND
Município de Nova Era, MG |
EFVM - km 534 (1960) |
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MG-3125 |
Altitude: 509 m |
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Inauguração: 13.11.1932 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2002 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Desembargador Drummond foi inaugurada em 1932. É
o ponto de entroncamento dos trens do tronco para o ramal de Itabira.
Aí é feita a baldeação, embora as linhas
basicamente hoje se separem mais para a frente no sentido de Vitória.
Por volta de 2002, a estação velha foi demolida (a que
ficava exatamente na saída do ramal) e uma nova estação
foi construída uns 500 metros distante.
No pátio
da atual estação havia várias instalações
e oficinas da EFVM. "Demoliram a estação antiga
porque as suas plataformas não tinham acesso direto com a via pública
(chamar aquilo de rua era até um descalabro), tendo os passageiros
que cruzar as linhas. Essa estação velha tinha sido
construida quando o ramal de Nova Era ainda tinha muito pouco movimento"
(Coaraci Camargo, 2005).
A estação mais recente ainda funcionava em 2022 para passageiros e é, como já ditado, ponto de bifurcação das linhas - o tronco até Vitoria e o ramal para Itabira.
ACIMA: O primeiro prédio que existia como estação ferroviária (Foto de 1936, autor desconhecido).
ACIMA: Cruzamento de trens de passageiros em Desembargador
Drummond em 2001 (Foto Jorge Alves Ferreira).
ACIMA: A estação de Desembargador Drummond em 2004 (Foto Adriano Martins).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira, 2001; Hermes Y. Hinuy, 2001; Marcos Zeitubi, 2003; Adriano Martins, 2004; Antonio Gorni, 2005). |
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Na estação antiga, com uma plataforma vista entre
os dois trens e a estação vista com uma pontinha
do telhado à direita, em 2001, cruzam os trens principal
e do ramal de Itabira. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação nova em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação nova em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação nova em 2005. Foto Antonio Gorni |
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Atualização:
11.11.2022
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