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E. F. Leopoldina
(1912-1975)
RFFSA (1975-1994) |
BANDEIRAS
Município de Ponte Nova, MG |
Linha de Caratinga - km 469,700 (1960)
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MG-1542 |
Altitude: 402 m |
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Inauguração: 27.07.1912 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bandeiras foi inaugurada em 1912. Foi fechada "em caráter
definitivo" em 01/06/1971, de acordo com o relatório
da Leopoldina desse ano. "Em Bandeiras o prédio da estação
ainda está lá, porem com uso no momento político, devido às eleições.
Para obter uma foto onde não aparecem cartazes e faixas de propaganda
eleitoral tive que entrar num pasto e fotografá-la pelos fundos, felizmente
onde estavam no passado os trilhos" (Gutierrez L. Coelho,
09/2004). "Bandeiras, sem trilhos e em bom estado de conservação,
funciona como um centro comunitário onde são prestadas consultas médicas
regularmente e as famílias também usam para guardar produtos da roça,
neste dia que estive lá estavam limpando feijão" (Amadeu
Miguel Gomes. 21/12/2006). Em 2010, a situação já
era outra: "A estação está em péssimo estado de conservação,
com um odor ruim e servindo de abrigo para moradores de rua"
(Pedro Leal Dutra, 2/11/2010).
(Fontes: Amadeu Miguel Gomes, ; Pedro Leal Dutra;
Gutierrez L. Coelho; Leopoldina: relatório anual, 1971; Guias
Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu
Miguel Gomes |
A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu
Miguel Gomes |
A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu
Miguel Gomes |
A antiga estação em 2015. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
21.09.2015
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