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E. F. Leopoldina
(1874-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TRIMONTE
(antiga SÃO LUIZ)
Município de Volta Grande, MG |
Linha do Centro - km 278,711 (1960) |
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MG-1531 |
Altitude: 274 m |
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Inauguração: 07.1874 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Luiz foi aberta em 1874.
Nos anos 1940 o seu
nome foi alterado para Trimonte.
A linha que passa por Trimonte
ainda foi utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão
de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ até 2015.
Em 2012 a estação
estava abandonada. Dentro dela, na sala maior, jogava-se
futebol de salão, com gols pintados em cada parede. Ao redor,
uma vila indiferente parecia realmente não se importar com o prédio.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Gutierrez
L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Ricardo Quintero de Mattos; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 07/2007. Foto Ricardo Quintero de
Mattos |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
02.09.2019
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