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E. F. Goiaz (1924-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VIANÓPOLIS
(antiga TAVARES)
Município de Vianópolis, GO |
Linha-tronco - km 303,602 (1960) |
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GO-3317 |
Altitude: 990 m |
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Inauguração: 15.09.1924 |
Uso atual: Em reforma pela VLI (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vianópolis foi inaugurada em 1924.
Em 1930, uma antropologista
da Universidade da California, Elizabeth Steen, veio
sozinha para o Brasil para passar quase um ano estudando in loco os
indígenas dos Estados de Goiás e de Mato Grosso.
Em entrevista para a revista O Cruzeiro, de 27/12/1930, Elizabeth contou que chegou no país pelo Rio de Janeiro e de lá
foi a São Paulo; ali tomou o trem (pela Mogiana, provavelmente)
até a estação de Vianópolis, em
Goiás, e, de lá, "em auto-caminhão, por
estradas difíceis de percorrer, foi à capital do Estado"
(na época, Goiás Velho) e depois "às
margens do Araguaia, para descer o rio em batelão e semanas
depois, estava na ilha do Bananal, no Posto de Santa Isabel, em plena
região dos índios carajás".
"Antigamente a estação tinha o nome
de Tavares, em homenagem à fazenda de mesmo nome, de Felismino de
Souza Viana que, juntamente com o empresário Levy Fróes, construiu,
um ano depois de inaugurada a estação, a mais possante usina hidrelétrica
do estado de Goiás na época. Anos mais tarde, a estação recebeu o
nome de Vianópolis em homenagem ao dono da fazenda Tavares. Depois
de inaugurada esta estação, a ferrovia enfrentou muitos problemas
financeiros e políticos, permanecendo a cidade como ponta de linha
por um período de seis anos, o que, aliada à eletricidade, trouxe
considerável desenvolvimento à localidade, na época pertencente a
Bonfim, atual Silvânia. A estação está conservada, sendo utilizada
por várias repartições públicas como "Agrodefesa de Goiás", "Junta
do Serviço Militar", "Banco do Povo" e a Secretaria Municipal do Meio
Ambiente. Ainda dispõe de duas caixas d'água de metal, casa do chefe
de estação, algumas casas de funcionários e um antigo alojamento que
hoje funciona como sede de uma cooperativa de costureiras"
(Glaucio H. Chaves, 02/2009).
É curioso saber que, durante
a construção de Brasília, na segunda metade
dos anos 1950, o melhor transporte para quem ia do sul do País
para Brasilia era pelo trem, descendo em Vianópolis e tomando um ônibus que estava sempre à disposição
nos horários de chegada do trem à estação.
Prefixo: EVI Coordenadas: 16°44'31.99"S 48°30'51.83"W
Em 2005,
a estação estava servindo como Banco do Povo.
Em julho de 2023, estava sendo recuperada novamente pela VLI.
ACIMA: Miss Elizabeth Steen em 1930 durante sua
estada entre os indígenas (Fotos publicadas na revista O Cruzeiro,
edição de 27 de dezembro de 1930).
ACIMA: A estação
ainda operacional (Autor e data desconhecidos).
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1957
O trem para Brasilia (O Estado de S. Paulo, 23/11/1957)
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ACIMA: No jornal citado acima, na seção
"Fim de semana, informações e horários de
transportes" em 1957, a citação de que, para se
ir a Brasilia de trem a partir de São Paulo, descia-se dele
em Vianópolis.
Fontes: A estação em reforma em julho de 2023 (Foto André Galdino).
(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006; Gutierrez L. Coelho, 2003;
Olivio Lemos; Francisco Marques Ferreira, 2005; Domingos Tiveron Filho, 2005;
Glaucio H. Chaves, 2010; O Cruzeiro, 27/12/1930; IBGE, 1957; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
21.07.2023
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