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E. F. Goiaz (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JARINA
Município de Leopoldo de Bulhões,
GO |
Linha-tronco - km 344,500 (1960)
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GO-3323 |
Altitude: 1.051 m |
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Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: n/d |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde
já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu
primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jarina foi inaugurada em 1950.
Embora o começo dos trens que seguiam para Anápolis
a partir de 1951, com a implantação dessa linha como
ramal (pois a principal seguia para Goiânia, agora) fosse
em Leopoldo de Bulhões, a linha somente bifurcava em
Jarina.
Portanto, nesta estação paravam tanto os trens que seguiam
para Goiânia como os que iam para Anápolis.
Tanto que o primeiro nome da Jarina foi Posto Entroncamento.
Jarina é o nome de uma palmeira que dá uma semente cor de marfim,
utilizada na produção de artesanatos e botões.
Quando ainda não existia o ramal para Goiânia, a estação da
Jarina também não existia e o traçado da ferrovia nessa região
era ligeiramente diferente, ainda restando alguns indícios. A estação
já foi demolida, restando somente a plataforma em meio a uma
região de depósito de lixo.
Coordenadas: 16°35'35.19"S 48°46'36.26"W
ACIMA:
Estação de Jarina, vendo-se a bifurcação
das linhas. Data desconhecida (Foto José Roberto Vieira).
(Fontes: José Roberto Vieira; Alberto del Bianco; Glaucio
H. Chaves; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Na curiosa foto de 1958, a estação de Jarina ao
fundo. O atirador é Angelo José del Bianco, dono
da empreiteira que ali atuava. Acervo Alberto del Bianco, filho
de Angelo |
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Atualização:
11.02.2018
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