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Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PAU
D'ALHO
Município de Pau D'Alho, PE |
Linha Norte - km 49 (1960) |
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PE-3828 |
Altitude: 70 m |
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Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: Arquivo Público Municipal
(2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pau D'Alho foi inaugurada em 1881.
No município existiam ainda diversas linhas de usinas que se
ligam com a linha da RFN: as da Usina Mussurepe, da Petribu e a da
Paulista ou Timbó, sendo que esta última não
se ligava.
"A estação do Paudalho deve ter sido muito importante no tempo
da RFFSA, a mesma possui amplo pátio de manobras e também uma provável
pequena oficina de reparos, pois encontrei um fosso por sob os trilhos
de uma derivação da linha que servia a lateral do pátio e restos da
coberta. São 3 vias à frente da estação e mais 3 desvios que
levam à lateral da mesma. Faz-me pensar que era um ponto importante
para a ferrovia pois ainda existem as casas da vila ferroviária, o
que significa a meu ver que era ponto de apoio da superintendência
de Produção Recife, a SR12. O capim já cobre todas as vias laterais,
mas ainda estão lá" (Sydney Correa, 01/2009).
Em 2016, a antiga estação estava em excelente estado,
servindo como arquivo municipal.
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1891
AO LADO: Acidente entre Pau D'alho e Carpina (O Estado de S. Paulo,
6/6/1891). |
ACIMA:
Mapa do município de Pau D'Alho, nos anos 1950. De sudeste
para o oeste, sentido de Carpina, a linha Recife-Natal. Vários
outras ferrovias de usinas aparecem na cidade: a oeste, a da Petribu;
ao norte, a ferrovia da Usina Mussurepe. Bem
a leste, nas divisas do município, a da Usina Paulista, ou
Timbó - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, volume IV, 1958).
ACIMA: a estação de pau-dalho nos anos 1980 (Autor desconhecido)
(Fontes: Glauber Carvalho Costa;
Rafael Alex Sobrinho; Sydney Correa; David Edson Ribeiro; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1982; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação em 2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 2010. Foto Rafael Alex Sobrinho |
A estação restaurada em 2014. Foto David Edson
Ribeiro |
A estação restaurada em 2014. Foto David Edson
Ribeiro |
A estação restaurada em 2014. Foto Sydney Correa
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A estação em 2016. Autor desconhecido |
A estação em 27/8/2016. Foto Glauber Carvalho
Costa |
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Atualização:
01.03.2021
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