|
|
Great Western (1882-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1968) |
LIMOEIRO
Município de Limoeiro, PE |
Ramal de Bom Jardim - km 83 (1960) |
|
PE-4235 |
Altitude: 133 m |
|
Inauguração: 20.02.1882 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído como parte da então linha-tronco da E. F.
Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão
de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba,
o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até
Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente
se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido
por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro
de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Limoeiro foi inaugurada em 1882
no ramal de Limoeiro, depois chamado de ramal de Bom Jardim,
extinto em 1968.
"Limoeiro é, sem dúvida, a cidade mais importante
dessa região por onde um dia passou a ferrovia, talvez por isso (progresso)
tenha sido a única a cometer esse crime: sua estação foi completamente
demolida e no seu lugar construiu-se a rodoviária. Cheguei em Limoeiro
na metade de 2008; se tivesse chegado seis meses antes, teria encontrado
o que seria a última memória da antiga ferrovia, um pequeno pedaço da via, a saída de um
desvio, intacto. Ele estava ainda à mostra no solo, deixado
lá como uma grande lembrança, mas como a via foi totalmente invadida,
pois a reforma e ampliação de uma pequena oficina fizeram com que
o arrancassem, e o vendessem como sucata, depois de devidamente retalhado
devido ao seu peso. O rapaz que me deu a informação disse que o braço
hidráulico do caminhão não suportou o peso da peça. Isso me fez procurar
incansavelmente por outra memória escondida dessas por todo Limoeiro,
mas apenas encontrei essas lembranças das fotos" (Sydney
Correa, 01/2009).
A estação já foi demolida.
ACIMA:
Entrada da cidade e do pátio; a estação está
no centro, ao lado esquerdo das árvores (Autor desconhecido.
Sem data. Cessão Sanchirles Costa).
ACIMA: A última lembrança
da ferrovia em Limoeiro - um viaduto em pedra, escondido pelo mato
(Foto Sydney Correa, 2008).
(Fontes: Sanchirles Costa; Sydney Correa; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82) |
|
|
|
A estação de Limoeiro ainda de pé, provavelmente
anos 1980. Autor desconhecido. Cessão Sanchirles Costa
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2020
|
|