|
|
Great Western (1882-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1968) |
LAGOA
DO CARRO
Município de Lagoa do Carro, PE |
Ramal de Bom Jardim - km 67 (1960) |
|
PE-3823 |
Altitude: 216 m |
|
Inauguração: 20.02.1882 |
Uso atual: moradia (2021) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído como parte da então linha-tronco da E. F.
Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão
de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba,
o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até
Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente
se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido
por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro
de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lagoa do Carro foi inaugurada em 1882 no ramal de Limoeiro, depois chamado de ramal de Bom Jardim,
extinto em 1968.
Conta a lenda que um dia um carpinteiro estava voltando
para sua casa em um carro de boi e caiu na lagoa, daí o nome
do lugar.
Em 2021, mais de 50 anos após ser desativada, o prédio,
já algo desfigurado, servia como bar no centro da cidade.
|
1885
AO LADO: A ferrovia estava acabando com as águas ds lagoa (A Provincia de S. Paulo, 7/3/1885). |
ACIMA: Mapa parcial do município
de Carpina, nos anos 1950. De sudeste para o norte, a linha Recife-Natal.
Para o oeste, bifurcando-se na estação de Carpina, o
ramal de Bom Jardim e a estação de Lagoa do Carro, que,
na época, ainda era um distrito de Carpina.
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume
IV, 1958).
(Fontes: Sydney Correa; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, volume IV, 1958; Guias Levi, 1932-82) |
|
|
|
A estação em 01/2009... |
...em fotos de Sydney Correa |
A estação em maio de 2021. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.05.2021
|
|