|
|
Indice de estações
...
Estação Central
Ipiranga
...
Linha Centro - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
|
|
|
|
|
E. F. Central de
Pernambuco (1885-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1982)
METROREC (1982-) |
ESTAÇÃO
CENTRAL DO RECIFE
Município de Recife, PE |
Linha Centro - km 0 (1960) |
|
PE-3113 |
Altitude: 2 m |
|
Inauguração: 25.03.1885 |
Uso atual: estação e museu (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1885 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A Estação
Central do Recife foi inaugurada em 1885 pela Great Western, que,
na época, construiu e tornou-se a dona da E. F. Central de
Pernambuco, que na época seguia para Jaboatão
e depois foi sendo prolongada sucessivamente no sentido oeste do Estado.
Com o tempo, tornou-se literalmente uma estação central,
com a progressiva desativação das estações
de Cinco Pontas (da Recife e São Francisco Ry.) e da
estação do Brum, ambas colocadas, na época,
próximas aos fortes que possuíam o mesmo nome.
Em 1982, a estação foi desativada, para o início
das obras do metrô de Recife (Metrorec), que, inicialmente,
usariam o leito da linha Centro, que era como se chamava então
a antiga linha da E. F. Central de Pernambuco. A saída dos
trens de passageiros para o interior e dos trens de subúrbio
do Recife, que ainda existiam, passou para a nova estação
de Cinco Pontas, construída dentro de um galpão
antigo que existia próximo à já (há muito
tempo) demolida estação de Cinco Pontas, tomando
o seu nome.
A estação foi então transformada definitivamente
em museu - já o era, desde 1971, mas ainda funcionava como
estação - e, depois de reforma, passou a ser uma das
portas de entrada para a estação Recife do Metrorec,
aberta quando o metrô começou a operar, em março
de 1985. Ou seja, para se atingir o metrô, pode-se entrar pela
estação Central e seguir por um túnel
apelidado de "Túnel do Tempo" até se chegar
ao metrô. Portanto, a Central não deixa de ainda
ser uma estação, no sentido lato da palavra.
ACIMA: A estação original do Recife em 1908 (Autor desconhecido).
ACIMA: Mapa do município de Recife
nos anos 1950. A linha Recife-Maceió da RFN (linha Sul)
parte para o sul. A linha para Natal, para nordeste no sentido de
São Lourenço da Mata. A linha Centro (ex-Central de
Pernambuco) parte para oeste, para Jaboatão. A Estação
Central está no início desta linha. A ligação
Sul liga Tijipió a Boa Viagem, ou melhor, a linha Centro à
Sul. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE,
volume IV, 1958).
ACIMA: Nos anos 1950, o rio Capiberibe
cruza a cidade e a estação pode ser vista logo à
saída direita da ponte em primeiro plano (Foto Tibor Jablonski).
ACIMA: Pátio da Estação
Central nos anos 1970 lotado de carros de passageiros da RFFSA
(Foto Guilherme Valadares).
.ACIMA: Mais trens de passageiro
na plataforma da estação em 1977 (Autor desconhecido).
ACIMA: Desativação da estação em 26 de agosto de 1983 (Diario de Pernambuco, 12/9/1983).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Alcindo de Souza;
Guilherme Valadares; Tibor Jablonski; Alexandre
Linhares Giesbrecht; Thomas Baccaro; Eduardo Cortes: Da Great Western
ao Metrô do Recife, 2005; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, volume IV, 1958; Revista REFESA; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, sem data. Foto Alcindo de Souza |
A estação em 1970. Foto da revista REFESA |
A estação nos anos 1980. Foto de cartão
telefônico |
A estação da Central de Pernambuco, ainda sem
o metrô construído, em 1980. Autor desconhecido |
A estação Central, em primeiro plano, depois o
tunel do tempo e ao fundo a estação Recife do
Metrorec. Foto dos anos 1990. Foto Thomas Baccaro, do livro
Da Great Western ao Metrô do Recife, de Eduardo
Cortes, 2005 |
Estação do Recife em 2002. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 1/2012. Foto Alexandre Linhares Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.04.2019
|
|