HISTORICO DA LINHA: A
linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife,
a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
A ESTAÇÃO: A estação de Brum
foi construída em 1879 e inaugurada em 1881, próxima
à Fortaleza do Brum, daí seu nome. O livro
de Cyro Deocleciano de 1886 cita a abertura do trecho Brum
a Pau D'Alho no dia 24 e não 20 de outubro de 1881.
Até cerca de 1934, a estação era ligada tanto
com a estação de Encruzilhada, seguindo dali
para o norte e para a Paraíba, quanto com o porto, ao sul,
e com a estação de Cinco Pontas.
Por volta de 1932, os trens de passageiros não saíam
mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar
a linha Norte fora da cidade do Recife. A linha de
Brum a Camaragibe foi retirada e os trens que seguiam
para a Paraíba passaram a fazê-lo através de
uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco,
que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar
Camaragibe.
Embora não constem mais trens de passageiros partindo do
Brum até Camaragibe pela linha antiga desde
pelo menos 1933, as estações do trecho - Brum,
Encruzilhada e Arraial ainda são citadas no
Guia Geral de 1960, o que leva a crer que até essa época
a linha e as estações ainda existiam - mas apenas
para cargas.
O Sistema Ferroviário Brasileiro, publicado pela RFFSA em 1978,
ainda considerava a estação de Brum (que também se chamou
de Fora de Portas) como o marco zero da linha Sul
- provavelmente por causa da ligação que ainda existia
por trilhos até Cinco Pontas e a linha Sul.
Esta última constatação mostra que nessa época
a estação era ligada apenas a Cinco Pontas
e à linha Sul, e não mais a Camaragibe
(Informações: Coaraci Camargo, 2005). Tal constatação
torna-se verdadeira quando se sabe que a ponte do Limoeiro original,
de 1881, foi derrubada e em seu lugar, em 1966, inaugurada uma nova,
somente rodoviária. Essa era a ligação da estação
do Brum com a do Arraial.
Dá para ter certeza que o abandono definitivo da linha Brum-Camaragibe
ocorreu entre 1960 e 1966. O prédio da estação
ainda existe, na avenida Alfredo Lisboa. É sede do chamado
Memorial da Justiça no Recife, tombado pelo FUNDARPE
desde 2001. A mesma fonte cita a construção da estação
em 1888, em estilo neoclássico.
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1900
AO LADO: Revolta no Recife e na estação do Brum (chamada aí de Limoeiro, pois esta era a linha original que saía do Brum) - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA LER TODA A NOTÍCIA) (O Estado de S. Paulo, 3/1/1900). |
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1939
AO LADO: Incêndio
nos tanque da Esso (Standard Oil) ao lado da estação
do Brum em 1939 (O Estado de S. Paulo, 15/3/1939).
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ACIMA:
Esquema da estação do Brum, em 1932, à esquerda
do forte do mesmo nome. Os trilhos se ligavam tanto com a estação
de Encruzilhada quanto, à esquerda, com o porto e com a estação
de Cinco Pontas (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa
do município de Recife nos anos 1950. A linha Recife-Maceió
da RFN (linha Sul) parte para o sul. A linha para Natal, para nordeste
no sentido de São Lourenço da Mata. Ainda funcionaria esta linha a partir do Brum? A linha Centro
(ex-Central de Pernambuco) parte para oeste, para Jaboatão.
A ligação Sul liga Tijipió a Boa Viagem, ou
melhor, a linha Centro à Sul. (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
(Fontes: Coaraci Camargo; Sydney Correa; O Estado
de S. Paulo, 1939; VEJA, 1976; Alcindo de Souza: Antologia Ferroviária
do Nordeste, 1988; Eduardo Cortes: Da Great Western ao Metrô
do Recife, 2005; Manual de Preservação de Estações
Ferroviárias Antigas, 2005; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Mapa da cidade do
Recife, 1932; www.brasilchannel. com.br/capitais/index.asp; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82)
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