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Great Western (1937-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1968) |
BOM
JARDIM
Município de Bom Jardim, PE |
Ramal de Bom Jardim - km 113 (1960) |
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PE-4239 |
Altitude: 303 m |
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Inauguração: 10.05.1937 |
Uso atual: Sede da Prefeitura (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído como parte da então linha-tronco da E. F.
Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão
de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba,
o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até
Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente
se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido
por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro
de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Jardim foi inaugurada em 1937 como estação
terminal do ramal de Bom Jardim. Era também a estação
mais alta de todo o ramal (303 m).
"A estação de Bom Jardim
está em ótimas condições e é onde hoje funciona a prefeitura do município.
Possuía um armazém para as cargas e uma garagem e oficina com virador
para as locomotivas, está tudo de pé ainda, sob a administração do
município. O leito da ferrovia foi calçado e hoje a cidade está razoavelmente
desenvolvida para a região. No armazém de construção que existe
à frente da estação, tivemos a grata surpresa dele ainda guardar,
em moldura, a foto da chegada do primeiro trem na estação (acredito
ser uma Consolidation), motivo de festa e comemoração no município.
Uma verdadeira raridade de valor histórico, cuidadosamente retirada
de sua moldura para permitir que a fotografássemos. Lá também foi-nos
contado um pouco da história da ferrovia. Neste dia de chegada do
primeiro trem, em meio ao reboliço causado, um mais exaltado chegou
a beijar, isso mesmo, beijar a locomotiva. Ao ver tal cena outro gritou:
'cuidado que é quente', ao que o outro respondeu com um sorriso meio
desajeitado: 'é morninho'.
Apesar de constar sua desativação em 1968,
as informações colhidas por mim nesse levantamento informam que em
1963, num local conhecido como Vargem Grande, uma enchente carregou
um trecho do leito da ferrovia deixando seus trilhos suspensos no
ar. Após esse fato, por algum motivo, e talvez o já desinteresse pelo
ramal, o trecho afetado não foi reconstruído e os trens deixaram de
circular. Após a desativação definitiva, os trilhos foram arrancados
e todos os dormentes e alguns trilhos foram doados aos donos das propriedades
locais por onde passava a ferrovia, enterrando, definitivamente, o
saudoso ramal de Carpina ao Bom Jardim" (Sydney Correa,
01/2009).
Em 19/5/1964, a RFFSA emitiu uma circular
para o levantamento (arrancamento) dos trilhos do ramal.
Realmente, os guias de horários de 1964 para a frente não
mostram mais horários para o ramal de Bom Jardim. Sua erradicação oficial ocorreu em 1968.
A estação de Bom Jardim seguia em 2021 bem preservada e funcionando como sede da prefeitura da cidade, porém o antigo armazém foi demolido, sobrando apenas o piso.
1937
AO LADO: Inauguração do trecho Limoeiro-Bom Jardim - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA (Diario da Manhã, PE, 6/5/1937). |
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ACIMA: O primeiro trem a chegar em Bom Jardim, em 1937 (Acervo da Prefeitura Municipal).
ACIMA: (esquerda) Antigo depósito
de locomotivas de Bom Jardim. (direita) Antigo armazém da estação
(Fotos Sydney Correa, janeiro de 2009).
ACIMA: Resto dos trilhos do ramal e do pátio
da estação ainda são visíveis em Bom Jardim
em 2016 (Foto Marcos Barbosa).
ACIMA: Em primeiro plano, o piso do antigo armazem, hoje demolido, em foto de 2021. Ao fundo, a estação preservada (Fotos
Rodrigo Henrique em 9/4/2021).
(Fontes: Sydney Correa; Marcos Barbosa; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82) |
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Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto
Sydney
Correa |
Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto
Sydney
Correa |
Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto
Sydney
Correa |
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Atualização:
10.04.2021
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