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Great Western (1881-c.1934)
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ARRAIAL
Município de Recife, PE |
Linha Norte - km 7 (1960) |
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PE-3123 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Arraial foi aberta em 20 de outubro de 1881, segundo o Guia Geral de 1960. O livro de Cyro Deocleciano
de 1886 cita a abertura do trecho no dia 24.
Entre maio de 1933 e o ano de 1936, os trens de passageiros passaram
a não sair mais de Brum, mas de Cinco Pontas,
indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife.
A linha de Brum a Camaragibe foi retirada e os trens
que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através
de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco,
que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar
Camaragibe. A partir daqui, a estação de Arraial
foi desativada. Permaneceu o nome do bairro.
Embora não constem mais trens de passageiros partindo do Brum
até Camaragibe pela linha antiga desde pelo menos 1936,
as estações do trecho - Brum, Encruzilhada
e Arraial e Macacos ainda eram citadas no Guia Geral
de 1960, o que leva a crer que até essa época a linha
e as estações ainda existissem.
1892
AO LADO: Desastre com morte na estação do Arraial, além de outro desastre na linha do Beberibe
(O Estado de S. Paulo, 22/10/1892). |
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1924
AO LADO:
Desastre com morte nos arrabaldes da estação
(O Estado de S. Paulo, 28/2/1924).
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ACIMA: Esquema do pátio da estação do Arraial,
em 1932. A linha e o pátio desapareceram e hoje é tudo
trajeto da avenida Norte Miguel Arraes. Onde está assinalado
o número 15 é a atual rua Pedro Allain. Onde está
o número 16 está hoje aquela praça em verde nos
mapas mais abaixo. (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa
quando a linha não mais existe (Google Maps, 2016).
ACIMA: Visão aerea quando a linha não mais existe (Google Maps, 2016).
(Fontes: Acervo Ralph M. Giesbrecht; Google Maps; O Estado
de S. Paulo, 28/2/1924; Guias Levi, 1917-70). |
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A estação, foto sem data. Autor desconhecido
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Atualização:
20.09.2020
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