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E. F. Dom Pedro
II (1871-1889) / EFOM (1897-1931)
E. F. Central do Brasil (1889-1975) / RMV (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRA MANSA
Município de Barra Mansa, RJ |
Ramal de São Paulo - km
154,035 (1928) |
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RJ-0170 |
Altitude: 376 m |
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Inauguração: 16.09.1871
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Uso atual: biblioteca em 2010; uso desconhecido em 2023)
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra Mansa foi aberta em 1871 no primeiro trecho aberto
do ramal de São Paulo.
A seu lado foi aberta em 1897 outra estação com o mesmo
nome para atender a linha-tronco da EFOM, que, depois, absorvida pela
RMV, tornou-se linha-tronco desta.
A estação da EFCB foi restaurada pela Prefeitura local
em 2004, servindo então como biblioteca municipal.
Em outubro de 2021, foi anunciado que a linha de passagem de trens cargueiros pela cidade seria retirada em breve, constando que o trajeto por fora da cidade já estaria quase pronto (veja caixas de 2021, abaixo).
Não tive mais notícias da linha que teria sido construído em 2021; esta e o prédio da estação continuam em excelente estado como pode-se ver pela fotografia tomada em 6 de outubro de 2023, que se vê no caixa abaixo.
(ver também BARRA MANSA-RMV)
ACIMA:
Notícia sobre a inauguração da estação
de Barra Mansa em 1871 (Diario do Rio de Janeiro, 17/9/1871).
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1880
AO LADO: Desastre na estação em 27 de janeiro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo,
(29/1/1880). |
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1923
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo,
(26/1/1923).
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1926
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 28/8/1926).
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1927
AO LADO: Acidente com feridos na estação
(O Estado de S. Paulo, 16/8/1927). |
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1932
AO LADO: Descarrilamento
na estação (O Estado de S. Paulo, (26/4/1932). |
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1935
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 11/4/1935). |
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1939
AO LADO: Descarrilamento
na estação (O Estado de S. Paulo, (22/9/1939).
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1940
AO LADO: Descarrilamento
próximo à estação de Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (13/4/1940). |
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1941
AO LADO: Descarrilamento
na estação de Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (23/4/1941). |
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1942
AO LADO: Acidente em Barra Mansa (O Estado de S. Paulo, (29/5/1942). |
ACIMA: Litorina
FIAT que fazia a linha Rio-São Paulo nos anos 1940,
a única que era movida a gasogênio, combustível
utilizado na época da Segunda Guerra Mundial, quando havia
racionamento de gasolina. A linha em bitola mista mostra o trecho
que passava por Barra Mansa e depois saía para o ramal de Bananal,
que funcionou até 1962 em bitola métrica (Autor desconhecido).
ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
ACIMA: A estação foi quase destruída
por um incêndio no início dos anos 1980, quando
já estava abandonada (http://ccestacaodasartes.blogspot.com).
ACIMA: A linha passa por Barra
Mansa. A estação está acima, depois da curva
da linha, fora da fotografia (Foto Marcus Modesto - ano: provavelmente
2010).
ACIMA: Em 2021, caminhada pela linha que vai ser erradicada no centro da cidade, passando os trens cargueiros a fazer a volta pela zona urbana. Não se tem nenhuma noticia que esse trecho vá ser utilizado pelo município para ter um trem de suburbios ou um VLT para
ajudar o trânsito da cidade e seus 185 mil habitantes (Autor desconhecido - foto publicada em 29/10/2021).
ACIMA: A estação de Barra Mansa em 2021 (Foto Thomas Wellington em 30/10/2021).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998; Lucas Rio Branco Santos, 2023; Marcus Modesto;
Anderson Nascimento, 2010; Antonio Augusto M. O. Leal; Gutierrez L. Coelho, 2004;
Alberto del Bianco; Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada
de Ferro Pedro 2º, 1881; O Estado de S. Paulo, 1923, 1926 e 1939;
Diario do Rio de Janeiro, 1871; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; http://ccestacaodasartes.blogspot.com;
Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo,
1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1881. Colecção de 44 vistas photographicas
da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881 |
A estação de Barra Mansa já esteve abandonada,
nos anos 1980. Foto Alberto del Bianco |
A bela estação em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A bela estação em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em janeiro de 2010. Foto Anderson Nascimento |
A estação ferroviária e a linha ainda estão em excelente estado em 06/09/2023. Foto Lucas Rio Branco Santos |
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Atualização:
06.09.2023
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