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E. F. Central do
Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
PACIÊNCIA
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 49,283
(1928) |
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RJ-1469 |
Altitude: 20 m |
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Inauguração: 01.06.1897 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi
inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até
o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paciência foi inaugurada em 1897. A estação
foi construída nessa época e provavelmente foi a que
aparece na foto abaixo - que não é o
prédio atual (Memória Histórica da Central
do Brasil, 1908, p. 498). A estação original era
de madeira, precaríssima. O nome veio da Fazenda do Mato da
Paciência, antiga fazenda local, há muito desaparecida.
"Impressionante que 28 anos depois (da foto abaixo de 1990) continue uma porcaria. A Supervia sempre numa passividade absurda no que diz respeito a conservação das estações. Semanalmente temos cadeirantes que precisam ser carregados plataforma acima, plataforma abaixo pois não existe acessibilidade" (Bruno Ferreira, 10/2018).
Hoje continua a ser uma estação de
trens metropolitanos.
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1925
AO LADO: Acidente próximo à estação.
Ainda não existia a estação de Cosmos
(O Estado de S. Paulo, 14/2/1925).
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1934
AO LADO: Acidente na estação.
(O Estado de S. Paulo, 31/5/1934). |
"Mais de 80
pessoas morreram, ontem, cerca das 18:30, na estação
de Paciência, quando o trem especial SS-7 arremessou-se
a uma velocidade superior a 100km/hora contra três outras
composições, arrancando uma delas do trilho e
jogando-a na rua, enquanto outra era atirada espetacularmente
num valão à margem da estrada (...) era impossível
dizer o número de feridos, que se calcula acima de uma
centena, muitos das quais se encontravam presos nas ferragens
de 15 carros engavetados. Momentos antes do desastre pavoroso,
uma colisão sem consequências maiores fizera parar
perto da estação dois trens cheios de passageiros,
o US-69 e o US-67. Um terceiro trem (SS-5) viria se juntar aos
primeiros à espera de passagem. Chovia granizo sobre
Paciência: o SS-7, sem poder distinguir a sinalização,
ganhou a linha impedida indo espedaçar-se contra as três
composições paradas (...)" (Jornal do
Brasil, 8/3/1958). Mais sobre o desastre nas reportagens
da Folha da Manhã, de São Paulo, edições
de 8/3/58 e de 9/3/58. |
1958
AO LADO: Acidente com muitas vitimas
na estação (Jornal do Brasil, 8/3/1958; Folha
da Manhã, 8-9/3/1958).
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ACIMA: Acidente em Paciência em 7 de março de 1958 (Diario de Noticias, 9/3/1958).
ACIMA: Acidente em Paciência em 7 de março de 1958 (Folha da Manhã, 8-9/3/1958).
ACIMA: Acidente em Paciência em 7 de março de 1958 (Diario de Noticias, 9/3/1958).
ACIMA: Acidente em Paciência em 7 de março de 1958 (Arquivo Nacional).
ACIMA: O mesmo acidente em Paciência em 7 de março de 1958 (Arquivo Nacional)
ACIMA: Composição da Supervia
na estação de Paciência, em julho de 2012 (Foto
Carlos Latuff).
(Fontes: Carlos Latuff; Wanderley Duck; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Memória Histórica da Central do Brasil, 1908; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Paciência, sem data.
Foto cedida por Wanderley Duck |
A estação em 12/1990. Foto O Globo, por Paulo Toscano |
Estação de Paciência em julho de 2012. Foto
Carlos Latuff |
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Atualização:
21.08.2020
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